Cinema e Psicanálise: o silêncio de Freud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p443-467

Palavras-chave:

Freud, psicanálise, cinema

Resumo

No presente artigo, os autores investigam a relação entre cinema e psicanálise a partir de um capítulo peculiar dessa história secular: o silêncio textual de Freud a respeito da sétima arte. Primeiramente, nós examinamos os encontros e desencontros do fundador da psicanálise com o universo cinematográfico, contrastando a ausência do cinema na produção textual freudiana com as tentativas de aproximação de psicanalistas contemporâneos a Freud. Também exploramos a produção de “Segredos de uma alma”, o primeiro filme empenhado em colocar na grande tela o método psicanalítico – uma iniciativa que não contou com a simpatia de Freud. Além disso, analisamos também a própria configuração do cinema em seus momentos iniciais, cujo formato colocava em realce a dimensão do registro visual em detrimento do campo da palavra, objeto privilegiado no trabalho analítico. A partir desse percorrido, os autores propõem algumas hipóteses e consequências teóricas acerca do eloquente silêncio textual de Freud sobre o cinema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Caetano de Mattos Mano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Mestre em Psicanálise (UFRGS).

Amadeu de Oliveira Weinmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. Psicólogo, historiador, especialista em Clínica Psicanalítica e doutor em Educação. Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema (NUPPCINE), da equipe técnica da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS e do Núcleo de Estudos de Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES).

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Mano, G. C. de M., & Weinmann, A. de O. (2019). Cinema e Psicanálise: o silêncio de Freud. Psicologia Revista, 28(2), 443–467. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p443-467

Edição

Seção

Artigos Teóricos