Reflexões Sobre as Práticas de Pesquisa em Administração

Autores

  • Leonardo Augusto Amaral Terra Universidade de São Paulo
  • Christian Carvalho Ganzert Universidade de São Paulo
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade de São Paulo
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.12828

Resumo

A administração como ciência ainda é relativamente nova e como tal, vivencia desordens internas, relativas ao seu objeto de pesquisa, sua relevância e sua própria forma de perceber o mundo. Entre Marx e Weber a ciência da administração se colocou frente a um dilema de ordem epistemológica, onde determinados paradigmas assumiram o papel de juízes da verdade. Este ensaio teórico sugere que, como uma ciência abrangente, a administração precisa reestabelecer o elo entre teoria e prática. Para tal, é preciso transcender as disputas epistemológicas e alargar a percepção da administração para abranger as características pertinentes a cada objeto de estudo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Amaral Terra, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração de Empresas pela FEARP-USP, com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Ciências no programa de Administração de Organizações da FEARP-USP. Atualmente é Doutorando do programa de Administração de Organizações FEARP-USP e atua nas áreas de desenvolvimento organizacional, administração estratégica e enfoque sistêmico na administração.

Christian Carvalho Ganzert, Universidade de São Paulo

Visiting Scholar da University of Illinois, membro do Regional Economics Application Laboratory. Doutor em Administração pela FEARP-USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEARP-USP. Pesquisador da Universidade de São Paulo. Trabalha com modelagem conceitual de estruturas produtivas com base na teoria dos sistemas, modelos de desenvolvimento de pólos regionais de Tecnologia da Informação, modelos de gestão de empresas de tecnologia e dependência estrutural em clusters de empresas baseadas no conhecimento. Foi Gestor de Administração e Negócios da empresa de base tecnológica Bioted. Foi Diretor e Consultor Financeiro de Firma de Assistência Jurídica a Bancos e consultor administrativo de empresas de diversos segmentos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Administração da Inovação, com ênfase em Economia Política da Informação e da Comunicação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional. Foi professor de diversas disciplinas da Fafibe (Bebedouro) e da Semar (Sertãozinho). Foi professor de diversas disciplinas do Curso de Administração da Facig (São Joaquim da Barra), Cursos de Engenharia da Produção da UNIESP (Ribeirão Preto) e dos cursos de Contabilidade e Sequenciais do Centro Universitário Moura Lacerda. É membro da União Latina de Economia Política da Informação, Co-Coordenador de Desenvolvimento Regional do Grupo de Sistemas da FEARP-USP e revisor de periódicos da System Dynamics Review, dos Estados Unidos.

Mirna de Lima Medeiros, Universidade de São Paulo

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da FEARP-USP, Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da FEARP-USP. Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/USP). Atuou na Território - Empresa Júnior de Turismo da UFMG e em outras empresas da area de Turismo. Realizou dois intercâmbios, um pelo Rotary para Dinamarca (2002-2003) e outro acadêmico por meio do Programa Escala Estudantil do Grupo Montevideu no Paraguai (2007). Possui conhecimentos avançados em Inglês e Espanhol e básicos em Dinamarquês.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor livre-docente do Departamento de Administração da FEARP-USP. Coordena o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas com ênfase em pesquisa de redes interorganizacionais, políticas públicas de desenvolvimento e educação formal de gestores.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Terra, L. A. A., Ganzert, C. C., Medeiros, M. de L., & Passador, J. L. (2015). Reflexões Sobre as Práticas de Pesquisa em Administração. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(3). https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.12828