A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS VENDAS DIRETAS COMO FOMENTADOR DA CADEIA PRODUTIVA DO URUCUM E DO SEGMENTO COMERCIAL DA ESTÉTICA & EMBELEZAMENTO

Autores

  • Leandro Pessoa Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Francisco José Kliemann Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Fernanda Mariano Massuia Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Leonardo Donizete Fanti Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14229

Palavras-chave:

Canal de distribuição, Fatia de Mercado, Achatamento da Cadeia Produtiva

Resumo

O trabalho descreve uma Agroindústria de Cosméticos situada na região do nordeste brasileiro a qual possui mais de 350 franquias e oito mil revendedoras informais que participam das vendas diretas de produtos de estética e embelezamento oriundos do Urucum. Diante do crescimento desse setor nos últimos anos e das diferentes vias de comercialização dessa agroindústria, esse trabalho teve como objetivo discutir a importância do achatamento das cadeias produtivas como principal atalho a se obter maior fatia de mercado pela ação pratica das “vendas diretas” e em seguida constatar se as vendas diretas na agroindústria pesquisada (latitude 07° 05' 00"S e longitude 34° 50' 00"W) realmente tiveram maior significância que as vendas franqueadas. Como procedimento metodológico utilizou – se o teste de hipótese estatístico paramétrico de diferenciação entre grupos pela lógica da distribuição normal. Os resultados encontrados apontaram as vendas diretas sendo significativamente mais relevantes que as vendas franqueadas, onde fabricante e consumidores podem se relacionar sem intermediários com maior praticidade e comodidade, ampliando assim a possibilidade da agroindústria em obter maiores fatias de mercado e condições mais reais de fidelização da clientela, bem como, redução dos custos transacionais.

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Biografia do Autor

Leandro Pessoa Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Agronegócios pela (UFRGS/2010), Mestre em Agronegócios pelo consórcio (UFMS/UnB/UFG - 2008), Bacharel em Ciências Econômicas pela (UFMS/2005) e Professor Assistente do Departamento de Economia da (UFMT/CUR). Tenho experiência na área de economia com ênfase em métodos quantitativos e análises multicriteriais de decisões, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Urbana, Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos, Mensuração econômica dos Impactos Ambientais, Análise de Cadeias produtivas e Economia dos Recursos Naturais.

Francisco José Kliemann Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Engenharia de Produção - Institut National Polytechnique de Lorraine - INPL (1985). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Temas de pesquisa: arranjos produtivos, clusters, logística, gestão de custos e avaliação de desempenho

Fernanda Mariano Massuia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Administração de Recursos Humanos (FAAP/2007), Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela (UEL/2005). Atualmente psicóloga da SEJUDH/MT. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Recursos Humanos, Análise do Comportamento, Psicologia e Educação. E na área acadêmica atuo principalmente nos seguintes temas: Educação e Necessidades Especiais, Teorias de Aprendizagem, Análise do Comportamento Aplicada e Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Leonardo Donizete Fanti, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Atualmente, discente do curso de Administração (UFMT), atua como colaborador em projetos de pesquisas e extensão voltados a área de ciências sociais aplicadas

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

Lucena, L. P., Kliemann Neto, F. J., Massuia, F. M., & Fanti, L. D. (2015). A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS VENDAS DIRETAS COMO FOMENTADOR DA CADEIA PRODUTIVA DO URUCUM E DO SEGMENTO COMERCIAL DA ESTÉTICA & EMBELEZAMENTO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(3). https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.14229