Comunidades de Prática: Fatores Críticos de Sucesso à Manutenção e suas Dimensões de Análise

Autores

  • Sabrina Rebelo Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael de Araújo Rios Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.24532

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Fatores Críticos de Sucesso, Dimensões de Análise.

Resumo

As Comunidades de Prática – CoPs assumem um papel importante na criação e no compartilhamento do conhecimento organizacional, especialmente em instituições em que o conhecimento é um dos seus principais ativos. O objetivo deste estudo é identificar os fatores críticos de sucesso – FCS à manutenção das CoPs que estabelecem relação com as dimensões de análise das Comunidades. A pesquisa possui abordagem qualitativa, e quanto aos fins, caracteriza-se como exploratória e aplicada. Como resultado para a investigação, chegou-se a um quadro-síntese em que 28 fatores são apresentados como críticos ao sucesso das CoPs, e tais fatores são relacionados à 9 dimensões de análise. Conclui-se que a ciência dos FCS à manutenção das CoPs representa uma relevante ferramenta de gestão aos que desejam administrar as Comunidades.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina Rebelo Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Servidora Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rafael de Araújo Rios Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Gestão Judiciária pela Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Schmitt, S. R., & Schmitt, R. de A. R. (2017). Comunidades de Prática: Fatores Críticos de Sucesso à Manutenção e suas Dimensões de Análise. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(1), 32–63. https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.24532

Edição

Seção

Artigos