Determinantes Hedônicos Sobre o Preço de Apólices de Seguro Automotivo

Lilian Maluf de Lima, Pedro Forti, Welison Alves Neto

Resumo


Este artigo busca oferecer uma análise sobre a influência das principais características do seguro automotivo na definição do preço das apólices. Com isso, permite-se a valoração desses atributos na precificação de seguros, um investimento consumido em larga escala e valorização de automóveis, como parte adjacente da indústria automotiva, impactando também do orçamento familiar privado aos lucros industriais públicos. Constatou-se que o perfil do consumidor (faixa etária e gênero), características do veículo (modelo, ano e sistema antifurto), além da estratégia das seguradoras, foram fatores relevantes no preço de apólices no contexto amostral estudado. Com o conhecimento desses atributos que norteiam a precificação dos seguros é possível discutir o comportamento do mercado, oferecer uma ferramenta na decisão de consumo dos proprietários, mas possivelmente também podendo vir a complementar a base de dados e instrumentos de pesquisas sobre as corretoras tanto pela pesquisa acadêmica quanto pela gestão da cobertura de automóveis através do seguro, diferenciando, sob a forma de variáveis e seus preços relativos, a precificação dos fatores de risco dessa operação financeira para seus interessados.


Palavras-chave


Preços Hedônicos; Automóveis; Seguro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39210

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Flag Counter

Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

Apoio: