Optar pelo Consumo Colaborativo Pode Aumentar seu Bem-Estar?

Valentina Ortiz Ubal, Lucas Roecker Lazarin

Resumo


Esta pesquisa analisa narrativas e percepções quanto ao impacto da adesão ao consumo colaborativo no bem-estar dos consumidores. Para isso, realiza uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na qual 41 participantes responderam a questionário aberto, com posterior análise de conteúdo na perspectiva interpretativista. Com as verificações, propõe-se que (1) a adesão ao consumo colaborativo aumenta o bem-estar dos consumidores; (2) o aumento de bem-estar nos consumidores no consumo colaborativo é distinto do aumento que ocorre na situação de consumo tradicional; (3) o aumento de bem-estar devido ao consumo colaborativo, diferente daquele oriundo do consumo tradicional, deve-se principalmente (a) às interações sociais, (b) à economia de custos, (c) ao altruismo e (d) à consciência ambiental, propiciadas pelas práticas de colaboração e compartilhamento.


Palavras-chave


Consumo Colaborativo; Bem-estar; Marketing

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39719

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Flag Counter

Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

Apoio: