O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE FACILITIES SERVICES

Autores

  • Priscila Michel Domenes Universidade Nove de Julho - Uninove
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i3.41691

Resumo

A inteligência competitiva é uma forma dinâmica em que as empresas buscam informações do mercado em que atuam e de seus concorrentes para um melhor posicionamento competitivo e estratégico. Esta atividade, que nem sempre é praticada formalmente dentro de uma empresa, pode ser implementada em diversas situações, como por conta de uma crise econômica financeira ou devido à drástica redução de seu faturamento, resultado da perda de clientes ou da não captação de novos. Baseado neste cenário, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como foi o processo de implantação da inteligência competitiva em uma empresa de facilities services brasileira. Para isso, foi utilizado um estudo de caso único com três fontes de evidências, possibilitando a triangulação dos dados coletados. Como resultado, foi possível verificar as etapas deste processo, suas implicações na rotina administrativa e como novas informações e conhecimentos são utilizados nos direcionamentos da empresa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Michel Domenes, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestranda do Programa de Pós Graduação da Uninove

André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Domenes, P. M., & Urdan, A. T. (2019). O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE FACILITIES SERVICES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 21(3), 115–130. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i3.41691