Gestão de carreiras criativas, identidade e cultura comunitária: Amadeu Alves e a cultura musical Irapuã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.43623

Palavras-chave:

Carreiras criativas. Carreiras artísticas. Identidade organizacional. Cultura. Cultura comunitária.

Resumo

A identidade é um campo de conhecimento estratégico que agrega valor à carreira criativa de uma pessoa. A gestão da dinâmica identitária pode auxiliar na compreensão sobre o indivíduo e possibilitar o atingimento dos propósitos almejados. Este artigo tem o objetivo de fundamentar, descrever e discutir conhecimentos sobre a importância da identidade na gestão de carreiras criativas. Propõe-se que a dinâmica identitaria na gestão de uma carreira envolve o relacionamento entre as dimensões da imagem, cultura e visão. A pesquisa empírica é de caráter qualitativo, de acordo com o método biográfico. Enfocou-se o setor criativo da música e a carreira de Amadeu Alves, considerando o impacto da cultura comunitária na sua carreira. Os resultados obtidos permitem conceber melhor o valor da identidade na gestão de carreiras criativas, considerando como a cultura comunitária influencia nas decisões de carreira. Os resultados contribuem para o entendimento das dinâmicas da economia criativa sob o ponto de vista das carreiras e dinâmicas de identidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Davel, Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Calasans, R. G., & Davel, E. (2020). Gestão de carreiras criativas, identidade e cultura comunitária: Amadeu Alves e a cultura musical Irapuã. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(2), 91–114. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.43623

Edição

Seção

Artigos