Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Anna Gabriela Miranda de Oliveira Faculdade Novos Horizontes
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Faculdade Novos Horizontes
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.12727

Resumo

Este estudo buscou identificar e analisar as ações praticadas por Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento da educação empreendedora com ênfase no empreendedorismo e inovação empresarial e social. A pesquisa de campo constituiu-se de entrevistas com professores envolvidos nos projetos das IES pesquisadas e questionários aplicados aos alunos concluintes do curso de Administração. As médias obtidas na pesquisa, e a baixa variabilidade relativa observada nos dados mostram que as IES tem alcançado certa consolidação do tema empreendedorismo com um reforço à concepção da inovação, encaminhando – ainda lentamente – para o desenvolvimento destes temas em seus modelos de ensino.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Gabriela Miranda de Oliveira, Faculdade Novos Horizontes

Mestranda em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Bolsista do Projeto PRO-ADM/CAPES.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Ciências das Organizações pela Université de Paris IX (Paris-Dauphine), França. Diretora Geral da Faculdade Novos Horizontes. Professora e Coordenadora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Doutora em Economia Aplicada - UFV (2004). Professora e pesquisadora dos Programas Stricto Sensu de Administração e Administração de sistemas de informação e gestão do conhecimento da Universidade FUMEC.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Miranda de Oliveira, A. G., Melo, M. C. de O. L., & De Muylder, C. F. (2016). Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(1), 29–56. https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.12727

Edição

Seção

Artigos