A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa

Autores

  • Alberto Iwao Morimoto Graduando de Administração de Empresas e Ciências Contábeis com MBA - Controladoria e Gestão de Negócios na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60

Palavras-chave:

Controladoria, Governança corporativa, Teoria da Agência.

Resumo

O objetivo deste trabalho é ver o uso da área de controladoria como ferramenta de governança corporativa para mitigar os conflitos de interesse gerados na companhia entre controle e propriedade, também conhecido como Teoria da Agência. Para este trabalho, foi realizado pesquisa de campo com o uso de questionário encaminhado às companhias de capital aberto na BM&FBovespa em 2013, e foi possível demonstrar a interdependência entre a governança corporativa, a controladoria e a Teoria da Agência, evidenciando que esses conceitos estão intimamente ligados e que a área de controladoria com seus artefatos consegue mitigar o conflito de agência com os administradores, e esses atender plenamente os stakeholders[1].

[1] O conceito de stakeholder ou ‘parte interessada’ é definido como qualquer pessoa ou grupo que tem interesse ou possa ser afetado pelas ações de uma organização. São citados como exemplos: público interno, fornecedor, consumidor, cliente, instituição pública, comunidade, proprietários, banqueiros, sindicatos, órgãos governamentais, entre outros (ABNT, 2004).

Biografia do Autor

Alberto Iwao Morimoto, Graduando de Administração de Empresas e Ciências Contábeis com MBA - Controladoria e Gestão de Negócios na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Downloads

Como Citar

Morimoto, A. I. (2015). A importância da controladoria para mitigar o conflito de agência na governança corporativa. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 1(1), 50–60. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i1p50-60

Edição

Seção

Artigos