Avaliação de Risco em Antecipação de Entrada

Autores

  • Amaury de Souza Amaral
  • Fernando Fagundes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p33-50

Palavras-chave:

incerteza, risco, investimento, entrada, avaliação.

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta de avaliação de risco de empreendimentos em condições de incerteza, inspirada nas propostas por Bouchaud e Potters (2003), em que as avaliações das trajetórias das receitas irão influenciar diretamente a decisão de entrada em um empreendimento.

O estudo propõe uma medida de risco menos intuitiva baseada no comportamento do passado recente, transformando o processo aleatório do valor da receita da empresa (ativo de risco) em um processo que se baseie em tendências futuras desta receita de forma probabilística e dependente de uma trajetória.

Para isso é apresentado na primeira parte conceitos e formulações para a determinação do preço justo de um contrato futuro, como, por exemplo, opções. Consideradas as hipóteses e avanços nesta área, é demonstrado o balanço financeiro geral de ganhos do vendedor de uma opção de compra, considerando-se que este possa converter a cada instante uma quantidade de ativos de risco em ativos livres de risco e vice-versa. Estabelecida esta possibilidade, é apresentado o desenvolvimento de uma formulação que auxilia o vendedor a minimizar os riscos inerentes à operação, através da minimização da variância do balanço financeiro geral de ganhos na data da maturidade da opção, em um processo particular conhecido como static hedge.

Em seguida é proposta uma contribuição matemática, baseada nos fundamentos da ancoragem estática, para análise de riscos em antecipação de entrada em um investimento em condições de incerteza. Para um melhor entendimento, é ainda apresentado um exemplo numérico.

Downloads

Como Citar

Amaral, A. de S., & Ferreira, F. F. (2015). Avaliação de Risco em Antecipação de Entrada. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 1(2), 33–50. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p33-50

Edição

Seção

Artigos