Os novos desafios da contabilidade para micros e pequenas empresas: uma análise sobre as perspectivas de adaptação e a utilização da escrituração simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – ITG 1000.

Autores

  • Jose Everardo Alves Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)
  • Vladimir Pereira Lemes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)
  • Alexandre Gonzales Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2017v4i1p46-61

Palavras-chave:

Contabilidade, Escrituração Contábil, Micro e Pequena Empresa.

Resumo

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) elaborou e aprovou a Interpretação Técnica Geral (ITG) 1000, que trata da escrituração contábil simplificada para micros e pequenas empresas, estabelece a forma de escrituração de acordo com as novas normas de contabilidade. O trabalho contemplou pesquisa de campo na cidade de José Bonifácio-SP, através da utilização de questionários com perguntas direcionadas a empresários e profissionais da contabilidade, no qual buscou identificar os conhecimentos dos empresários com relação à escrituração contábil, e também dos profissionais de contabilidade sobre a realização dos procedimentos de escrituração contábil e as dificuldades encontradas para a realização dos serviços contábeis. Os resultados mostraram o pouco conhecimento dos empresários quanto à escrituração contábil e, as maiores dificuldades encontradas pelos profissionais de contabilidade como sendo a falta de pessoal qualificado para execução dos serviços contábeis e o não envio pelas empresas dos documentos necessários para a contabilização.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Pereira, J. E. A., Lemes, V. P., & Gonzales, A. (2017). Os novos desafios da contabilidade para micros e pequenas empresas: uma análise sobre as perspectivas de adaptação e a utilização da escrituração simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – ITG 1000. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 4(1), 46–61. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2017v4i1p46-61

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>