Uma Análise Comparativa Baseada em Indicadores entre a Petrobras e as Concorrentes Estrangeiras – Do Anúncio do Pré -Sal até os dias atuais

Autores

  • Rodolfo Vieira Nunes Faculdade FIPECAFI
  • George André Willrich Sales Faculdade FIPECAFI

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2017v4i2p61-78

Palavras-chave:

Indicadores, Financeiros, Insolvência, Sustentabilidade, Petrobras.

Resumo

A Petrobras desde sua fundação passou por inúmeras transformações, seja no âmbito político ou econômico-financeiro. Com o anúncio da exploração das megareservas de petróleo na camada de pré-sal, a empresa foi elevada a novos patamares no mercado internacional de exploração de petróleo. Com essa perspectiva, a empresa executou um planejamento de expansão nacional e internacional, de parcerias públicas e privadas, financiamento nacional e internacional para desenvolver um novo complexo de P&D e de exploração dessas megareservas. Nesse contexto construímos uma análise comparativa entre a Petrobras e duas empresas estrangeiras multinacionais. Essa análise será baseada em séries temporais do período de 2006 até 2016, onde faremos comparações entre os indicadores financeiros, modelos de insolvência e índice de sustentabilidade financeira. A análise traz subsídios e informações para uma avaliação, com base nos indicadores, da Petrobras no mercado global, após as fortes quedas do preço do petróleo e a grave crise de governança.

Biografia do Autor

Rodolfo Vieira Nunes, Faculdade FIPECAFI

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), com Pós-Graduação em Finanças Corporativas & Investment Banking pela FIA - Fundação Instituto de Administração (2016). Tendo finalizado um Certificate Program in Executive Management (Advanced Topics in Financial Decisions and Corporate Policy) na University of La Verne (2016), e iniciando o Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI. Atuação profissional nas áreas de Tesouraria e Finanças com experiências internacionais em Santa Fé (Argentina) e Guiné Equatorial.

George André Willrich Sales, Faculdade FIPECAFI

É Coordenador e professor do curso de graduação em ciências contábeis da Faculdade FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras) e professor do mestrado profissional em Controladoria e Finanças. É professor da Escola de Negócios FIA (Fundação Instituto de Administração) no curso de graduação em Administração. É graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (FATEC-BS), em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui Pós-Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pelo Master of Business Administration (MBA) da Fundação Instituto de Administração FIA/USP. Possui Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP (linha de Mercado Financeiro e Finanças). Possui Doutorado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (linha de Finança). Atuou por 11 anos em Instituições Financeiras (Nacional e Internacional).

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Nunes, R. V., & Sales, G. A. W. (2018). Uma Análise Comparativa Baseada em Indicadores entre a Petrobras e as Concorrentes Estrangeiras – Do Anúncio do Pré -Sal até os dias atuais. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 4(2), 61–78. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2017v4i2p61-78

Edição

Seção

Artigos