Avaliações de Empresas brasileiras de Tecnologia da Informação com Ações na B3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2019v6i1p85-105

Palavras-chave:

Avaliação de empresas, valor de mercado, Tecnologia da Informação.

Resumo

Neste estudo buscou-se apresentar os diversos métodos de avaliação de empresas utilizados afim de realizar uma comparação do valor do mercado em relação ao valor contábil. Utilizou-se a base de empresas de tecnologia da informação listadas na B3 no período de 2009 a 2014. O estudo empregado foi elaborado através da abordagem quali-quantitativa da aplicação do método hipotético-dedutivo aplicado a um estudo de caso de 10 empresas do Setor de Tecnologia da Informação. A justificativa desta pesquisa decorre do fato de poucos estudos sobre as empresas de TI brasileiras em relação ao potencial fluxo de caixa futuro que pode ser gerado. Um comparativo com 25 empresas listadas na bolsa de Nova York revelou que ao contrário do que acontece no Brasil, as empresas norte-americanas possuem maior valor de mercado do que o de fluxo de caixa descontado a valor presente. Sugere-se elaborar para novos estudos com sugestões de identificações das possíveis correlações de outras variáveis econômicas relevantes, como variação cambial, taxa de juros ou até mesmo o PIB que possam a vir influenciar nas decisões dos investidores.

Biografia do Autor

Eduardo Cezar de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Ciências e Atuarias na Pontifícia Universidade Católico (PUC). Possui graduação em Administração Financeira pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e pós-graduação Lato Sensu de Mercado de Capitais pela Universidade 9 de Julho. Desde Agosto de 2010 faz parte do corpo docente de professores do Centro Paula Souza lecionando disciplinas de Contabilidade e Administração de Empresas na ETEC Juscelino Kubistchek de Oliveira. Em 2013 passou a integrar o corpo docente da Universidade Nove de Julho e atualmente trabalha como consultor de empresas e gerente de projetos, possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e ITIL pela OGC.

Antonio Benedito Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica

Graduado em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência na área de Consultoria em Gestão, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados à controladoria: sistemas de informações gerenciais, simuladores para decisão econômica e Gestão Econômica aplicada à entidades públicas e privadas.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Oliveira, A. B. S. (2019). Avaliações de Empresas brasileiras de Tecnologia da Informação com Ações na B3. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 6(1), 85–105. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2019v6i1p85-105

Edição

Seção

Artigos