PUEBLA: DA OPÇÃO PELOS POBRES A UMA IGREJA EM SAÍDA

Autores

  • Clélia Peretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://orcid.org/0000-0003-2062-0883
  • Jeverson Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2019v13i24p53-64

Palavras-chave:

Puebla, Opção pelos pobres, Evangelização, Igreja em Saída

Resumo

Este artigo disserta sobre os principais temas enfatizados no documento conclusivo da III Conferência latino-americana, realizada em Puebla de los Angeles, no México, do dia 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 1979. Discorre sobre experiência eclesial, as opções de Puebla, os rumos da Evangelização no Continente latino-americano, cujo principal foco é a libertação e a promoção da dignidade dos pobres. Mostra, por meio da análise do Documento de Puebla, a continuidade do uso do método teológico-pastoral do ver, julgar e agir, na leitura da realidade socioeconômica, política e cultural, assim como as chaves de leitura para a intepretação do Documento: evangelização no presente e no futuro, comunhão e participação, as linhas e as orientações pastorais para a inclusão dos diferentes rostos dos pobres. O artigo retrata a importância da vocação, dos carismas e da atuação dos leigos na Igreja e no mundo. A memória dos 40 anos de Puebla, de modo particular o clamor dos pobres, remete à exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, com ênfase na Igreja em Saída, voltada para o fortalecimento da causa libertadora dos pobres, da solidariedade com o ser humano, do reconhecimento da dignidade humana e direitos humanos e civis. Enfatiza que a evangelização da cultura, característica da Igreja Missionária sob o dinamismo do Espírito, é o ponto de conexão com a Igreja em Saída proposta pelo Papa Francisco. A Igreja em Saída é a comunidade de discípulos missionários que “primeireiam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam.

Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Clélia Peretti, possui Graduação em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta - Roma/Itália (1990); Graduação em Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum - Roma/Itália (1997); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP, Brasil (1998); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2002). É doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo- RS (2009); É Pós-doutora pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense - Roma (2015). Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR – (2000) e em Educação a Distância pela Universidade de Brasília – UnB (2007). É Bacharel em Teologia pela PUCPR (2010). Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano (2016) . É professora e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós- Graduação em Teologia - PPGT da PUCPR e no Curso de Bacharelado em Teologia – Centro Universitario Católica de Santa Catarina. É membro do grupo de pesquisa “Teologia e Bioética” da PUCPR. É membro do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião).Dedica-se a pesquisa e ao aprofundamento dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero, Sexualidade, Educação. Fenomenologia e antropologia em Edith Stein e pensadores contemporâneos. Fenômeno Religioso e Experiência Religiosa. Direitos humanos, Juventudes. 

Jeverson Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Licenciatura e Especialização em Filosofia - Faculdades Entre Rios de Piauí (2016). Graduação em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014). Mestre em Teologia - Faculdades Batista do Paraná (2017) Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba. Bolsista da CAPES. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Prática ministeriais, atuando principalmente nos seguintes temas: divergências e convergências, violência. aconselhamento pastoral, métodos de Interpretação bíblica, Bíblia sagrada e temas da filosofia fenomenológica.

Downloads

Publicado

2020-01-11