O "Mercado Religioso": considerações sobre as possibilidades analíticas da teoria da "economia religiosa" para a compreensão da religiosidade contemporânea

Autores

  • Airton Luiz Jungblut PUC-RS

Palavras-chave:

mercado religioso, economia religiosa, religiosidade contemporânea

Resumo

Neste artigo busca-se abordar o potencial elucidativo da chamada teoria do “Mercado Religioso”, que, em suas versões mais recentes, aparece associada à “Teoria da Escolha Racional” (T.E.R.). Num primeiro momento se explicitará alguns dos principais pressupostos que constituem essa teoria. A seguir, avaliar-se-á o potencial de tal teoria para a análise da religiosidade contemporânea. Com tal empreendimento, busca-se oferecer subsídios para a discussão sobre as feições mercadológicas assumidas por muitas das experiências religiosas da atualidade

Biografia do Autor

Airton Luiz Jungblut, PUC-RS

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Temática