Epistemologia do Ensino Religioso: do Ensino à Ciência, da Ciência ao Ensino

Autores

  • João Décio Passos PUCSP

Palavras-chave:

Epistemologia, ensino religioso, Ciência da Religião, currículo, legitimidade

Resumo

O Ensino Religioso foi instituído no Brasil a partir de decisões políticas que ignoraram sua fundamentação científica. As sucessivas legislações delegaram os conteúdos a serem ensinados em sala de aula a sujeitos externos às comunidades científica e escolar. O Ensino Religioso pode contar hoje com uma ciência legítima e consolidada, a Ciência da Religião, vindo a compor o fluxograma regular das ciências pesquisadas, instituídas e aplicadas no âmbito da comunidade científica e do sistema federal de ensino

Biografia do Autor

João Décio Passos, PUCSP

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestre em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2009) e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Livre Docente em Teologia pela PUC-SP. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor doutor do Instituto Teológico São Paulo

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Publicado

2015-12-31