Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de definições e indefinições na construção dos campos

Autores

  • Elisa Rodrigues UFJF

Palavras-chave:

Ciência da Religião. Ensino Religioso. Fenomenologia da Religião. Epistemologia. Prática docente

Resumo

Esse artigo propõe investigar em que medida os aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Religião podem efetivamente servir para a construção de um ensino religioso reflexivo, preocupado com os princípios de um Estado democrático, pluralista e laico. No Brasil, a Ciência da Religião é uma jovem área do conhecimento. A peculiaridade de seu trajeto em construção é que sua identidade foi forjada sob influência da Teologia e insights do materialismo histórico. Processo similar ocorre com o ensino religioso que integra o conjunto de componentes curriculares que compõe a Base Nacional Comum, que orientam o ensino nas escolas públicas. A peculiaridade desse componente é que também ele teve início com a demanda cotidiana. O presente artigo busca explicitar a possível relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso e Fenomenologia da Religião.

Biografia do Autor

Elisa Rodrigues, UFJF

Doutora em Ciências da Religião (UMESP) e em Ciências Sociais (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, cadeira Religião e Educação. Coordenadora do subprojeto de Ensino Religioso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFJF, subsidiado pela CAPES.

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Publicado

2015-12-31