O Ensino Religioso no Brasil: a constituição de campo disputado

Autores

  • Raimundo Márcio Mota de Castro Universidade Estadual de Goiás
  • José Maria Baldino PUC de Goiás

Palavras-chave:

Educação escolar. Ensino religioso. Religião e educação, Educação, História da Educação.

Resumo

Constituída a partir da profunda herança cultural e educacional no país, a religião cristã, em particular  a católica, buscou garantir  sua presença no espaço público. Com nova roupagem, o ensino religioso configurou-se como ensino de doutrina e de catequese dentro da escola pública, gerando disputa no campo político pela defesa ou negação deste componente na escola pública, tendo em vista o Estado laico, ao mesmo tempo em que gera uma disputa no campo religioso, visto que diversas denominações buscam apoderar-se desse espaço. Por meio da pesquisa bibliográfica, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre as disputas de campo que se estabelecem em torno da disciplina de ensino religioso no Brasil. Busca-se assim, a partir das contribuições de Bourdieu, entender o campo como lócus de efetivação dessas lutas.

Biografia do Autor

Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado em Educação Escolar e Religião na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013), Mestre em Educação na Universidade de Uberaba (2009). Professor do Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.

José Maria Baldino, PUC de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2002), Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Goiás (1991). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Downloads

Publicado

2015-12-31