Interações no campo religioso do reino norte de Yiśrā’ēl no século IXº a. C.: a cultura como problema político na Bíblia hebraica (2 Reis 9–10)

Autores

  • João Batista Ribeiro Santos UMESP

Palavras-chave:

Levante, arqueologia da cultura, Bíblia hebraica, antigo Israel, memória

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar aspectos da cultura do reino norte de Yiśrā’ēl, em cujo acento nas interações no campo religioso possibilita-nos apreender as conexões materiais operadas pela corte real. A nossa hipótese é de que a religião é o elemento aglutinador das grandezas sociais canaanitas; suas peculiaridades cumprem a tarefa de destacar identidades. Nesse complexo contexto das interações culturais semíticas no século 9º a. C., os anais da Bíblia hebraica revelam uma crise em torno da política e cultura em Yiśrā’ēl.

Biografia do Autor

João Batista Ribeiro Santos, UMESP

Docente na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em História Política, com linha de pesquisa em “História Antiga e Medieval”, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre e Doutorando em Ciências da Religião, com linha de pesquisa em “Literatura e religião no mundo bíblico”, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP

Downloads

Publicado

2016-12-25