O papel da espiritualidade/religiosidade no fenômeno da drogadicção: uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Mary Rute Gomes Esperandio PUC-PR
  • Márcia Regina Corrêa Escola Bíblica Senhor Bom Jesus de Araquari

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i2a5

Palavras-chave:

Dependência Química, Espiritualidade/Religiosidade, Bioética, Psicologia da Religião, Teologia Prática

Resumo

Este estudo tem como objetivo apontar o papel da espiritualidade/religiosidade no fenômeno da drogadicção. O método utilizado foi a revisão integrativa, com levantamento nos Periódicos da CAPES; SciELO e BVS. Após o exame dos 281 trabalhos capturados, 39 estudos empíricos foram selecionados para análise, sendo categorizados em dois grandes temas: “epidemiologia” e “tratamento”. Os estudos foram desenvolvidos, predominantemente, na área da Saúde. A maioria, 69,2%, focaliza questões epidemiológicas. 30,7% abordam os processos de reabilitação. Os resultados indicam que a espiritualidade/religiosidade funciona como fator protetivo, preventivo e/ou curativo (tratamento). Sugere-se que sejam desenvolvidas pesquisas longitudinais e em perspectiva interdisciplinar, aproveitando-se de contribuições específicas da Bioética, Psicologia da Religião e Teologia Prática, visando à investigação dos mecanismos de ação da espiritualidade/religiosidade no contexto da drogadicção.

Biografia do Autor

Mary Rute Gomes Esperandio, PUC-PR

Psicóloga. Doutora em Teologia com pós-doutorado em Psicologia da Religião. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Márcia Regina Corrêa, Escola Bíblica Senhor Bom Jesus de Araquari

Graduada em Teologia. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Escola Bíblica Senhor Bom Jesus de Araquari. 

Downloads

Publicado

2017-08-24