Estudo e reflexão sobre a linguagem no Ensino Religioso

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira GPER

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i2a10

Palavras-chave:

Educação, Linguagem, Ensino Religioso

Resumo

Alguns elmentos são necessários para a compreensão do Ensino Religioso como um componente curricular, dentre os quais encontra-se a questão da linguagem. Essa temática foi abordada formalmente por Wolfgang Gruen na década de mil novecentos e oitenta. Todavia, em decorrência das discussões e estruturação da Base Nacional Curricular, torna-se necessário a retomada dos estudos sobre esse elemento constitutivo de um componente curricular. Este artigo parte do resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica realizada a partir de publicações acadêmicas identificadas no Projeto Mapa da Produção Científica, visando verificar e sistematizar os aspectos teóricos sobre a questão da linguagem. Foram abordadas a questão da compreensão e aquisição da linguagem, bem como aspectos da linguagem religiosa e sua relação específica com o Ensino Religioso. Portanto, este texto tem a pretensão de contextualizar a questão da linguagem no cenário dos estudos sobre o Ensino Religioso, porém compreende que, para ampliar posteriormente este trabalho, é necessário ampliar o campo de diálogo com áreas como a Comunicação, Filosofia da Linguagem e outras que permitam aprofundar a temática da linguagem e situações didáticas para o fazer pedagógico do componente curricular.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, GPER

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUCSP), Doutor e Mestre em Ciências da Educação (Universidade Pontificia Salesiana/Roma), Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER)

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Publicado

2018-08-31