Quanto uma experiência religiosa pode custar? Versões comerciais da oferta religiosa nos Países Baixos

Autores

  • Erik Sengers

Palavras-chave:

mercado religioso, Nova Era, igrejas tradicionais, Países Baixos

Resumo

No mercado da religião há muitos empreendedores que oferecem serviços com bases comerciais que, antes, eram oferecidos pelas principais igrejas cristãs gratuitamente. Este artigo analisa e descreve esses serviços e discute sua relação com as noções de religião em geral e coma religião cristã especialmente. Os dados foram tomados na sociedade holandesa; esse contexto é discutido na primeira seção. Os Países Baixos formam uma região de cultura plural, porém bastante secular, onde ainda muitas pessoas sentem a necessidade de buscar serviços religiosos. Combinados coma ausência de regulamentação sobre a religião, isso resulta em muitos empreendedores oferecendo seus serviços. A segunda seção é teórica e discute a natureza da religião, o papel do mercado religioso e as funções da religião e das atividades de fornecedores religiosos. Na terceira seção, discutem-se exemplos classificados em “serviços relacionados ao ciclo da vida”, “serviços relacionados às questões da vida” e “serviços relacionados à coesão social”. Torna-se claro que esses empreendedores comerciais oferecem uma forma religiosa do tipo “Nova Era” – enquanto uma experiência divina interna. Eles também preenchem muitas das funções das religiões e das igrejas. Por motivos teológicos, o autor entende que ainda há boas chances para serviços religiosos sob formas tipicamente cristãs ou orientadas para a igreja.

Downloads

Publicado

2012-01-06