Gestos e agir didático do professor de língua portuguesa: entre o gênero textual e a gramática

Autores

  • Carla Messias Ribeiro da Silva-Hardmeyer Universidade de Genebra

Palavras-chave:

atividade escolar, gesto e agir didático, genêro textual e gramática

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo de caso que mostra uma das problemáticas enfrentadas por um professor “como integrar o estudo do gênero ao ensino da gramática?”, a partir da análise das atividades escolares, dos gestos e do agir didático desse professor em uma situação de ensino. A base teórica e metodológica utilizada tem aportes na Linguística Aplicada (MACHADO, 2009; 2010; BRONCKART, 1999; MACHADO; BRONCKART, 2009; MACHADO; LOUSADA; FERREIRA, 2011; SILVA, 2013) e na Didática de Línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009). Os resultados mostram os tipos de atividades escolares utilizadas, as dificuldades presentes na ação do professor em integrar os dois conteúdos, bem como, os gestos didáticos que constituem o agir do professor nesse contexto específico. De um lado, esses resultados apresentam a importância de considerar o contexto de ensino, os atores (professores) e suas experiências e as ações didáticas como elementos e objetos de uma formação continuada; de outro lado, como usar esses resultados em uma (auto) avaliação do trabalho e das ações do docente em sala de aula.

Biografia do Autor

Carla Messias Ribeiro da Silva-Hardmeyer, Universidade de Genebra

Professora de Língua Portuguesa. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Doutora em LAEL pela PUC-SP e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (FAPSE-UNIGE). Trabalha atualmente na Universidade de Genebra como colaboradora de pesquisa e ensino no campo da Didática de Línguas. Membro do conselho da Associação Mulheres de Odun (AMO). Áreas de Interesses: 1)Análise do discurso com ênfase em textos com recorte racial e de gênero; 2) Estudos da Linguagem e Teoria dos Gêneros de Textos para o ensino de línguas; 3) Linguística Aplicada e Didática das Línguas; 4) Metodologias e dispositivos de ensino da língua; 5) Metodologias de Formação para a cidadania (recorte racial e de gênero); 6) Formação de Professor de Língua Portuguesa (materna e estrangeira) e Língua Francesa; e, 7) Dramaturgia e Produção Literária.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Jovem Pesquisador