
Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007 305

IMPRENSA, DITADURA E DEMOCRACIA: A CONSTRUÇÃO DA 
AUTO-IMAGEM DOS JORNAIS DO GRUPO FOLHA (1978/2004)

Elaine Muniz Pires*

Este texto tem como objetivo contribuir para a compreensão da história da impren-
sa brasileira na atualidade através do estudo da emergência da Folha de S. Paulo como 
um dos mais importantes jornais da grande imprensa nacional. Nossa pesquisa se dirige 
ao estudo da consolidação empresarial do Grupo Folha, suas relações com os governos 
militares e com a conjuntura das lutas contra a ditadura, pondo em foco a discussão da 
construção de uma imagem de jornal democrático e independente.

A evidência da imagem que se quer da Folha de S. Paulo tem um signifi cado par-
ticular na imprensa brasileira, dada a complexidade da história da empresa marcada por 
diferentes proprietários e defesas políticas diferenciadas. Os principais jornais do conglo-
merado, as “Folhas”, como são conhecidas as publicações Folha de S. Paulo, Folha da 
Tarde, Folha da Manhã e Folha da Noite, em seus respectivos contextos, nunca gozaram 
de uma imagem pública bem delineada. Suas imagens variaram no decorrer de suas traje-
tórias, diferentemente de concorrentes como O Estado de S. Paulo, que há algum tempo 
possui uma imagem reconhecida de jornal conservador e liberal entre o público leitor. As 
mudanças nas linhas editoriais, as alterações no comando da empresa, os lançamentos, 
relançamentos e a aquisição de diferentes publicações são alguns dos fatores que contri-
buíram para a difi culdade encontrada na instituição de uma imagem para a empresa. 

O Grupo Folha é formado atualmente pelos jornais Folha de S. Paulo e Agora São 
Paulo, pela empresa de acesso à internet Universo Online (UOL), pela editora Publifolha, 
a agência de pesquisas Datafolha, além de outras empresas gráfi cas e de produção da notí-
cia, como a Folhapress. Suas origens remontam ao 1921, quando do lançamento da Folha 
da Noite por Olival Costa, Pedro Cunha, Léo Vaz, Mariano Costa, Ricardo Figueiredo, 
Antonio dos Santos Figueiredo e Artêmio Figueiredo. Esses jornalistas, que trabalhavam 
n’O Estado de S. Paulo, visando criar um jornal que atingisse públicos leitores diferen-
ciados, inauguraram uma publicação vespertina que dava ênfase às reportagens em detri-

PESQUISAS



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007306

Elaine Muniz Pires

mento de artigos, e que continha seções e linguagens diferenciadas. Em 1925, foi lançado 
o matutino Folha da Manhã, com apresentação e linguagem mais próximas da imprensa 
tradicional, concorrendo diretamente com O Estado de S. Paulo. 

Segundo os fundadores, as “Folhas” priorizavam uma linguagem simples e a inde-
pendência em relação a partidos, adotando o jornal opiniões fl exíveis de acordo com as 
necessidades. No entanto, a partir de 1929, a Folha da Manhã apoiou a candidatura de 
Júlio Prestes à Presidência da República, o que lhe rendeu o empastelamento em outubro 
de 1930. 

As “Folhas” só voltariam a circular em janeiro de 1931, quando Octaviano Alves 
de Lima comprou a empresa, denominada Empresa Folha da Manhã Ltda. Fazendeiro e 
comerciante de café, os assuntos relativos à agricultura e à exportação do produto pas-
saram a ser acompanhados de perto e o jornal abriu sucursais no interior. Ao defender a 
vocação agrária do país e criticar as medidas governamentais voltadas à industrialização, 
o público alvo deixou de se constituir principalmente de setores da classe média: o jornal 
voltava-se à elite. 

Com o fi m do Estado Novo e a volta à democracia, o Brasil conheceu um acelerado 
processo de industrialização. Enterradas as esperanças dos setores agrários na unifi cação 
dos interesses e sua defesa pelo Estado, em 1945 Octaviano vendeu a Empresa Folha 
da Manhã para José Nabantino Ramos, Clóvis Queiroga e Alcides Meirelles. Os novos 
proprietários assumiram as redações pretendendo defender a democracia e manter a im-
parcialidade em relação aos partidos políticos. Em 1949, lançaram mais uma publicação: 
a Folha da Tarde. 

Nabantino implementou um processo de reformulação e modernização do jornal: es-
tabeleceu critérios para a confecção da mensagem, inaugurou em 1953 a sede própria da 
empresa na Alameda Barão de Limeira, centro de São Paulo, e unifi cou as “Folhas” em 1º 
de janeiro de 1960 na Folha de S. Paulo, que passou a ser a única publicação da empresa. 
Começou a vigorar, nesse período, a concepção de neutralidade e objetividade jornalís-
tica. Porém, o esforço expresso nessas remodelações e a conjuntura econômica nacional 
não propiciaram o sucesso fi nanceiro da empresa, impelindo Nabantino a vendê-la.  

Em agosto de 1962 teve início o período fundamental para constituição do conglo-
merado. A Empresa Folha da Manhã passou para o controle dos empresários Octávio 
Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, encerrado recentemente. Frias era proprietário 
de empresas de variados ramos como a Estação Rodoviária de São Paulo e a Transaco, 
especializada na venda de ações diretamente ao público, além de ser um dos maiores 
granjeiros do país. Caldeira tinha origens na construção civil.

A historiografi a produzida sobre o jornal é unânime em afi rmar que, pouco íntimos 
dos meios de comunicação, Frias e Caldeira investiram nos anos 60 e 70 na reorganização 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007 307

Imprensa, ditadura e democracia

do empreendimento e no saneamento das dívidas através da modernização tecnológica, 
da renovação do sistema de distribuição de seus produtos e do estabelecimento de uma 
estratégia de crescimento voltada à aquisição de gráfi cas e publicações. Nos anos 80, 
quando a ditadura militar instituída no Brasil em 1964 entrava em seus momentos fi nais, 
a empresa remodelou sua estratégia e a Folha de S. Paulo tornou-se o jornal de maior 
circulação no país em 1986, posto mantido até os dias atuais sob o comando de Otávio 
Frias Filho, fi lho do principal proprietário do Grupo Folha. 

O falecimento de seu pai, Octávio Frias de Oliveira, considerado um dos “barões” 
da imprensa brasileira, em 29 de abril de 2007, aos 94 anos, marcou uma série de debates 
sobre o papel da mídia na sociedade brasileira e trouxe à tona questionamentos sobre a 
imagem criada pelo e para o Grupo Folha nas últimas décadas. Enquanto o proprietário 
era aclamado como um dos principais responsáveis pelo retorno da democracia ao país na 
década de 1980 pela maioria das personalidades que lhe renderam homenagens, memó-
rias dissonantes eram reveladas. 

Poucos dias após sua morte, Hamilton Octávio de Souza e Vasco Oscar Nunes, jorna-
listas da Folha entre 1983 e 1986 e de 1970 a 1979 respectivamente, publicaram no portal 
“Comunique-se” - e posteriormente no site do “Observatório da Imprensa” - suas versões 
sobre o empresário “para não deixar que a história seja reescrita conforme os interesses 
dos poderosos”. Nunes citou, entre outros exemplos, a censura praticada e os agentes do 
Departamento de Ordem Política e Social que trabalharam na sede da empresa. E assim 
defi niu Frias:

Frias era, como se diz, um ‘come quieto’, um ‘por dentro, pão bolorento, por fora bela 
viola’... Qualquer pessoa que o conhecesse o julgava uma ótima pessoa. Cortez, gentil, 
amigável, fala mansa, um diplomata, um ‘gentleman’. Mas no recôndito do seu egoís-
mo era um ditador. (Portal Comunique-se, 14/05/2007)

No dia sete de maio de 2007, o jornalista Edgar Olímpio de Souza publicou na “Re-
vista Meio & Mensagem” o texto “Nem tão liberal assim” sobre Octávio Frias de Olivei-
ra. O box presente no obituário de Frias rendeu a demissão do editor adjunto da revista, 
Constábile Nicoletta, e uma greve na redação. No texto, o jornalista Edgar lembrava 
críticas do também jornalista Mino Carta às posições da empresa, favoráveis ao golpe de 
1964: 

O liberal Frias teve, de fato, uma história controversa em suas posições políticas. Logo 
ao comprar a ‘Folha’, teria feito do jornal um instrumento a serviço da conspiração 
golpista. Estampava manchetes sensacionalistas contra o ´perigo comunista´ e assinava 
editoriais contra ´a corrupção e a subversão´. Na fase mais aguda da ditadura militar, 
por exemplo, a ‘Folha da Tarde’, também do grupo, divulgava a morte de terroristas em 
emboscadas policiais quando estes ainda estavam na prisão. (Revista Meio & Mensagem, 
07/05/2007)



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007308

Elaine Muniz Pires

Trazendo à tona novas lembranças, até à custa de seus empregos, esses jornalistas 
revelaram um movimento de contestação da constituição da auto-imagem do principal 
jornal do Grupo Folha, a Folha de S. Paulo, em que a fi gura do proprietário é apenas a 
parte mais recente deste processo. 

Os questionamentos sobre a Folha da Tarde se devem ao fato de que, durante a dita-
dura militar, enquanto a Folha de S. Paulo não explicitava a defesa pelo regime militar em 
seu conteúdo, a Folha da Tarde fazia sua defesa deliberada. A maneira como reproduzia 
as informações advindas dos órgãos de repressão e o fato de possuir jornalistas policiais 
levaram a Folha da Tarde a fi car conhecida como o “jornal de maior tiragem do país”, 
em alusão aos “tiras” que trabalhavam na redação, e “diário ofi cial da OBAN”. Há ainda 
outras acusações que a empresa enfrenta sobre o período, como a ligação dos proprietá-
rios com militares e governantes, o uso de carros por centros de tortura, a linha editorial 
adotada, a prática da autocensura e os fi nanciamentos concedidos pelo governo. 

Essas polêmicas sobre a trajetória da empresa durante a ditadura militar começa-
ram a afetar a imagem do Grupo Folha em 1999, quando publicações demonstraram a 
preocupação de ajustar as contas com esse passado contraditório. Até esse período, apesar 
de já existirem questionamentos sobre a temática, a empresa se concentrou em promover 
uma reformulação editorial de seu jornal carro-chefe, a Folha de S. Paulo, e de investir no 
reforço de uma imagem democrática para o jornal, possível a partir da ampla cobertura da 
campanha pelas Diretas-já em 1984. Essa imagem se confundia com a do grupo, enquanto 
que a atuação da Folha da Tarde durante a ditadura militar podia prejudicar os lucros e o 
crescimento de participação da empresa no mercado de comunicação nacional. 

Ao nos depararmos com essas obras, que apresentam diversos aspectos de uma mes-
ma história e interpretações produzidas sobre o Grupo Folha durante a ditadura militar 
brasileira, percebemos a importância da construção da imagem da Folha de S. Paulo a 
partir da década de 1980 e as implicações que as disputas por essas memórias poderiam 
trazer para a manutenção do prestígio e da vendagem de produtos, de onde deve surgir o 
interesse da empresa em tornar-se dona de sua história. Essas questões, emergidas através 
da análise das fontes e da pesquisa bibliográfi ca, nos levaram a investigar o processo em 
curso de construção da imagem do principal jornal do Grupo Folha, a Folha de S. Paulo, a 
partir da década de 1980, e os questionamentos sobre a legitimidade de sua auto-imagem, 
preocupação da empresa nos anos 2000. 

A produção de um documento interno em 2004, intitulado O Regime Militar e a 
Folha, refl ete a necessidade de reconstrução de uma interpretação sobre a atuação da 
empresa durante a ditadura militar, questionada naquele contexto (PILAGALLO, Oscar. 
15/09/2004). A publicação de trabalhos como Censura, Imprensa e Estado Autoritário, de 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007 309

Imprensa, ditadura e democracia

Maria Aparecida de Aquino (SP: Edusc, 1999), naquele ano, e, em 2000, de Um Acordo 
Forçado, de Anne-Marie Smith (RJ: FGV, 2000), apesar de não se debruçarem especifi ca-
mente sobre a Folha de S. Paulo, apontam o exercício da autocensura no principal jornal 
do Grupo Folha durante o período de censura à grande imprensa (1969-1975), fato que 
vai de encontro com a defesa da empresa, até então em voga, de que o jornal resistiu. Em 
2004, a publicação de Cães de Guarda: jornalistas e censores, de Beatriz Kushnir (SP: 
Boitempo, 2004), que detalha as relações da Folha da Tarde com o regime militar, coroou 
esse processo de questionamentos, que repercutiu num esforço interno da empresa de 
resgate e escrita de sua história, buscando a continuidade da construção da auto-imagem 
da Folha de S. Paulo relacionada à defesa de eleições diretas em 1984. 

As fontes principais de nosso trabalho concentram-se nas produções da empresa as-
sociadas à construção de seu passado e de sua auto-imagem, como as obras a História da 
Folha de S. Paulo  (MOTA, Carlos Guilherme. SP: Impres, 1981), O Brasil em Sobres-
salto (PILAGALLO, Oscar. SP: Publifolha, 2002), Mil Dias (SILVA, Carlos Eduardo Lins da. 

SP: Trajetória Cultural, 1988) e o documento interno O Regime Militar e a Folha, de 2004. Para 
o enriquecimento dessa perspectiva, tornou-se necessário abordar também editoriais e 
reportagens que associam o jornal à Campanha das Diretas-já, os documentos do Projeto 
Folha, lançados entre 1978 e 1988, e peças publicitárias lançadas entre os anos 80 e 90. 

Nosso trabalho se inicia com a análise da atuação da Folha de S. Paulo no processo 
de construção de sua imagem voltada à defesa dos valores democráticos, sobretudo a 
partir de seu engajamento na Campanha pelas Diretas-já. Para cumprir esse intento, foi 
necessário o resgate de uma tradição de jornal pluralista e independente dos governos, até 
então pouco reivindicada pela empresa, e a elaboração de um projeto de jornal que fi xasse 
normas e estilos de produção da notícia.  

Em um segundo momento, discutimos como a auto-imagem da Folha continuou a ser 
reforçada nas décadas de 80 e 90 através de estratégias de marketing e de publicações que 
rememoravam a participação da Folha na campanha das Diretas-Já, concomitantemente 
à reformulação do jornal implementada a partir do projeto editorial e do Manual de Re-
dação. O novo período, inaugurado principalmente pelo diretor de redação Otávio Frias 
Filho a partir de 1984, foi marcado pelo anúncio incessante de uma objetividade jornalís-
tica e da execução de técnicas de produção da notícia identifi cadas com a lógica empre-
sarial, em detrimento de uma cultura jornalística em voga até o início dos anos 80 e de 
um projeto editorial baseado em princípios democráticos proposto por Cláudio Abramo. 
A adoção da centralização do poder editorial nas mãos do diretor de redação, apesar de 
contraditória, foi responsável pela continuidade da afi rmação de uma imagem relacionada 
ao processo de redemocratização, defi nida como estratégia de crescimento comercial. 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007310

Elaine Muniz Pires

Por último, analisamos um processo iniciado a partir de 1999, em que produções 
acadêmicas trouxeram à tona polêmicas relacionadas ao Grupo Folha e suas relações 
com o regime civil-militar brasileiro. A autocensura praticada pela Folha de S. Paulo, 
o apoio e participação no golpe militar de 1964, o papel conferido à Folha da Tarde em 
relação à repressão e os contatos entre os proprietários do jornal e os militares põem em 
xeque a imagem construída de defesa democrática. Para tanto, analisamos as produções 
institucionais a partir de 2001, que não só debatem os questionamentos emergidos, mas 
propõem respostas e a assunção por parte da empresa de aspectos escusos de sua traje-
tória, trazendo-lhes signifi cados que permitem a manutenção da imagem em constante 
construção de jornal democrático para a Folha de S. Paulo e o grupo de que faz parte. 

A análise que realizamos procurou elucidar as tramas de poder em que estão envolvi-
dos os meios de comunicação, principalmente o seleto grupo de empresas familiares que 
monopoliza a mídia brasileira e que se consolidou no decorrer da ditadura militar. Enten-
demos que a grande imprensa é parte integrante e sustentadora da autocracia burguesa em 
suas mais diversas facetas, em tempos de ditadura e de democracia. 

Diferentemente de autores que intitulam o regime político instalado no Brasil entre 
1964 e 1985 como autoritarismo, defendemos esse movimento como uma forma bona-
partista de autocracia burguesa em que, preocupada com a continuação de sua dominação 
política, a burguesia procurou unir os estratos confl itantes em torno de um único objetivo: 
a autodefesa de seus interesses. Não entendemos que existisse uma ameaça real de toma-
da do aparelho do Estado pelas classes trabalhadoras no governo de João Goulart. Para 
nós, os setores burgueses se uniram nesse contexto sobretudo diante das pressões sociais 
emergidas no governo de João Goulart, refl exo de projetos sociais antagônicos implemen-
tados, e da resistência de setores proprietários associados ao imperialismo internacional 
relacionada à aprovação das reformas de base. 

Preocupados em manter sua dominação política e econômica, os setores proprietá-
rios precisavam unir-se em torno de um ideal comum para seu fortalecimento e para a 
continuidade do desenvolvimento capitalista. Esse consenso necessário só seria possível 
através de uma aparente ruptura com a ordem vigente e com a execução de um governo 
que intensifi casse a opressão e a repressão visando o esvaziamento do poder de reação 
das classes dominadas e de setores divergentes da burguesia. O elo forte dessa cadeia foi 
representado pelas Forças Armadas, que deram uma nova face ao poder político burguês, 
aparentando uma ruptura com o modelo anterior, mas continuando a servir aos interesses 
burgueses indiretamente, de maneira ditatorial, repressiva e opressiva. 

Em relação à atuação da imprensa, identifi camos sua participação como um dos sus-
tentáculos na conspiração do golpe e para a manutenção do regime militar. A maioria dos 
veículos de comunicação emitia editoriais e reportagens apontando o “perigo vermelho” 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007 311

Imprensa, ditadura e democracia

no país, além de participar de encontros para promoção do movimento. Dada a concepção 
adotada, vemos essa relação como fruto da união dos setores da burguesia, em que está in-
cluída a grande imprensa. Para nós, os veículos de comunicação de propriedade burguesa 
decidiram promover o golpe militar e legitimar os governos constituídos após 1964 por 
verem atendidos seus interesses capitalistas e de manutenção de classe no poder.

Como na derrocada do golpe militar de 1964, a mídia teve destacado papel na cam-
panha das Diretas-já. Desde o início do processo de “distensão política”, a maior parte da 
mídia apoiou a abertura dirigida pelo governo defendendo a transição de maneira ordeira, 
em consonância com os projetos governamentais, e aproveitando-se das manifestações 
sociais para sua autopromoção. A Folha de S. Paulo, que emergiu como um dos princi-
pais jornais do país em 1986, o de maior circulação até os dias atuais, constitui um dos 
melhores exemplos desse processo e da imbricação/relação entre imprensa e Estado, não 
assumida. O prestígio e o crescimento em venda alcançados são resultados da remodela-
ção do projeto editorial da empresa e, sobretudo, da construção de uma auto-imagem de 
jornal realizada a partir da década de 80, que nega a defesa de interesses governamentais 
pelo Grupo Folha. 

A base de sustentação dessa imagem se encontra na rememoração de um passado 
institucional legitimador dos princípios de democracia e independência, constantemente 
reconstruído na busca da empresa de tornar-se dona de sua história e silenciar questiona-
mentos que possam ferir o prestígio alcançado. Nesse sentido, a empresa resolveu promo-
ver obras sobre sua trajetória, inicialmente com a assinatura de historiadores prestigiados, 
mas posteriormente contando apenas com o método de trabalho jornalístico.

A manutenção a duras custas de uma imagem do jornal e da memória institucional 
signifi cou e signifi ca para a Folha sua sustentação no mercado jornalístico e a manuten-
ção do lugar alcançado enquanto grupo de mídia. A própria lógica de produção da notícia 
diretamente relacionada ao mercado e baseada na pretensa objetividade jornalística, inau-
gurada com o Projeto Folha e o Manual de Redação, encontraria grande difi culdade de 
êxito não fosse a cobertura dada pelo jornal à campanha das Diretas-já. E, por outro lado, 
a suposta busca da construção da notícia de maneira objetiva e com pouca interferência 
da opinião do jornalista foi usada para justifi car o princípio de independência defendido, 
construído com uma idéia de distanciamento da empresa em relação ao governo, de-
monstrado nessa perspectiva em 1984. No entanto, o fato do Grupo Folha defender o fi m 
da ditadura militar signifi cava mais um apoio ao argumento distensionista dos governos 
militares do que a independência defendida, assim como esse princípio se encontrava 
ausente em momentos anteriores de seu passado. 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007312

Elaine Muniz Pires

O movimento em prol da legitimação da imagem da Folha de S. Paulo, iniciado em 
1981 ganhou em 1984 um trunfo que garantiu a associação do jornal à independência 
defendida em relação aos governos. Nesse ano, a ampla cobertura dada à Campanha das 
Diretas-Já permitiu à empresa reivindicar o título de jornal democrático, mesmo que a 
decisão de participar das movimentações sociais a favor de eleições presidenciais diretas 
fi zesse parte de uma estratégia acordada com o projeto de “distensão e abertura política” 
promovido pelos governos militares. Nesse sentido, a ausência de independência foi re-
modelada pela empresa a favor da imagem que se queria construir do jornal. O próprio 
conceito de democracia - que para a Folha de S. Paulo signifi cava a representação e 
limitação da participação social nas estruturas do Estado através do voto e admitia na 
defesa da ordem burguesa a implantação de regimes políticos coercitivos - passa a ser 
transmitido como sinônimo da independência em relação ao governo, sendo afastadas 
do debate as ocasiões em que a empresa colaborou, como na promoção do golpe militar 
de 1964. O papel desempenhado pela Folha da Tarde, outro jornal do grupo, durante a 
ditadura também deixou de integrar a memória da empresa a partir de então, já que a 
atuação colaboracionista e de defesa explícita das políticas governamentais e da repressão 
estatal não se encaixa bem à imagem em construção do principal jornal do Grupo e, como 
conseqüência, à imagem da própria empresa, que se confunde até os dias atuais com a da 
Folha de S. Paulo. 

Com a repercussão inesperada da campanha das Diretas-Já, a empresa implantou 
ainda em 1984 o Projeto Folha e o Manual de Redação, que alteravam a forma de produ-
ção da notícia e programavam o investimento maciço em marketing, visando a reforçar a 
auto-imagem da Folha de S. Paulo e aumentar os lucros. 

No entanto, a estratégia de utilizar-se da memória para legitimar seu lugar nas estru-
turas de poder voltou-se contra o Grupo Folha nos anos 2000, quando obras acadêmicas 
começaram a debater a atuação da Folha da Tarde durante a ditadura militar, além de 
questionar a autocensura empregada pela Folha de S. Paulo e as relações dos proprie-
tários do jornal com personagens importantes dos governos militares. A empresa se viu 
obrigada a fazer um ajuste de contas com seu passado e a reconhecer a Folha da Tarde 
como uma co-irmã da Folha de S. Paulo, admitindo que sua trajetória colaboracionista 
com os governos militares - e sensivelmente ligada aos órgãos de repressão - também 
integra a história da empresa e contradiz os princípios democráticos e independentes 
aclamados para a Folha. 

Apesar desse processo se realizar partindo da negação da responsabilidade da em-
presa em todos os questionamentos levantados, a auto-imagem em construção para a 
Folha de S. Paulo e, em extensão, para o Grupo Folha, sofreu um golpe profundo e fez 



Projeto História, São Paulo, n.35, p. 305-313, dez. 2007 313

Imprensa, ditadura e democracia

com que a memória da empresa incorporasse uma leitura sobre as denúncias dirigidas ao 
grupo, dando-lhes, porém, conotação atenuada e não as reconhecendo enquanto política 
empresarial. 

Essa análise demonstra como a Folha de S. Paulo conseguiu alcançar um grande 
prestígio e tornar-se um dos maiores jornais do país na década de 80, a partir da modela-
ção e fabricação constante de uma auto-imagem para o jornal que não se efetiva ao longo 
de sua história. Independência em relação aos governos, que às vezes signifi ca também 
defesa das liberdades democráticas ou da liberdade de empresa, se constitui para a Folha 
como um princípio concreto no plano teórico, já que, de fato, a maior parte da mídia 
nacional não tem caráter estatal. No entanto, dada sua conformação enquanto uma das 
esferas do poder burguês que, portanto, defende sua manutenção no comando do Estado 
e os interesses próprios da imprensa, em várias situações, a imprensa sente a necessidade 
ou decide simplesmente defender as políticas governamentais. Assim, essa independência 
não se efetiva na maioria das situações, já que a grande imprensa critica aspectos da po-
lítica governamental, mas não necessariamente a natureza ou a estrutura do Estado. E os 
benefícios de manter relações amistosas com os grupos que dominam a máquina estatal 
são inegáveis, haja vista a consolidação dos meios de comunicação nacionais durante o 
regime militar. A independência pode ser de fato em relação ao governo, mas não em rela-
ção ao Estado, o que implica num mecanismo muito intrincado e de difícil dissociação. 

Assim como o restante da mídia, a Folha dá exemplos de como essa articulação entre 
as esferas de poder burguês é estreita. De maneira ainda mais intensa que outros veículos 
da imprensa escrita, a empresa colaborou com a instalação e manutenção da ditadura 
militar, assim como com os seus métodos repressivos; apoiou e promoveu o projeto de 
“distensão e abertura política” a partir do governo Geisel; auxiliou o processo de eleição 
de Fernando Collor de Mello. 

A mensagem que fi ca deste trabalho é para a refl exão sobre as artimanhas e maneiras 
como se estrutura o poder da mídia, como integra os desígnios do Estado e como mani-
pula sua função e seu papel, fazendo transparecer uma imagem irreal para a sociedade da 
maneira como noticia e de sua própria confi guração, como alimenta um sentido puramen-
te informativo e recobre com maquiagem as relações concretas e interesses que norteiam 
sua constituição. 

Recebido em agosto/2007; aprovado em outubro/2007.

Notas
* Mestranda do Programa de Estudos Pró-Graduados em História da PUC-SP. 


