VIAJANTES ESTRANGEIROS, LETRADOS BRASILEIROS E AS FESTAS RELIGIOSAS NO RIO DE JANEIRO: A VISÃO CIVILIZADORA (C. 1800 – 1860)

Autores

  • William de Souza Martins

Palavras-chave:

festas religiosas no Rio de Janeiro, século XIX, costumes populares na Corte, ideias de civilização, viajantes estrangeiros, descrição de costumes

Resumo

O texto pretende analisar o discurso de viajantes estrangeiros, da imprensa e de literatos a respeito das festas religiosas no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX. Os viajantes estrangeiros, portadores de ideais de civilização provenientes da Europa, representavam as festas religiosas populares como "barbárie", ou manifestações destituídas de legitimidade. Em outros casos, a rejeição das práticas católicas explicavase pela filiação dos viajantes às religiões protestantes. Na imprensa e entre os literatos, também predominavam os ideias civilizadores. Não obstante, em meados do século XIX, surgiram no campo intelectual defensores dos costumes religiosos populares.

Biografia do Autor

William de Souza Martins

William de Souza Martins é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e Professor Adjunto de História Moderna da UFRJ. Membro do PPGHIS da mesma instituição.

Downloads

Como Citar

Martins, W. de S. (2011). VIAJANTES ESTRANGEIROS, LETRADOS BRASILEIROS E AS FESTAS RELIGIOSAS NO RIO DE JANEIRO: A VISÃO CIVILIZADORA (C. 1800 – 1860). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10209