AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NO UNIVERSO AFRO-BRASILEIRO

Autores

  • Vilson Caetano de Sousa Júnior

Palavras-chave:

O corpo no candomblé encerra uma serie de significados atualizados através do rico e complexo patrimônio cultural de origem africana que deu origem as chamadas religiões afro-brasileiras.

Resumo

O corpo  no candomblé  encerra uma serie de significados atualizados através do rico e complexo patrimônio cultural de origem africana  que deu origem as chamadas religiões afro-brasileiras.Diferentemente de outras  tradições religiosas, o corpo  é entendido como  uma  totalidade, resultante do deslocamento de matérias ancestrais. Com  base nesta visão, noções como  identidade e ancestralidade serão reconstruídas através  do processo de iniciação. Isso  faz que  noções como doença e saúde sejam  também  ressignificadas por um universo que compreende o corpo  como  um microcosmo simbolizado por utensílios de barro,  de madeira ou ainda folhas, pedras, panos  e os próprios alimentos.

Downloads

Como Citar

de Sousa Júnior, V. C. (2012). AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NO UNIVERSO AFRO-BRASILEIRO. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 25. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10585