VIRIL, PRODUTIVO E HONRADO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MASCULINA EM COLÉGIOS CATÓLICOS

Autores

  • Roseli Terezinha Boschilia

Palavras-chave:

Masculinidade, educação católica, identidade.

Resumo

Com base no pressuposto de que a identidade é uma categoria de distinção que serve para demarcar as igualdades e as diferenças entre os grupos sociais e que o gênero é uma prática apreendida nas relações do cotidiano, imersas em redes de poder, esse trabalho analisa o projeto de construção da masculinidade presente no modelo pedagógico e nas práticas escolares dos estabelecimentos católicos, a partir do estudo do Guide des Écoles a l’usage des petits frères de Marie, compêndio adotado pelos colégios Maristas com o intuito de estabelecer regras de conduta que visavam à construção de uma identidade masculina específica que distinguisse os alunos dos colégios católicos dos jovens em geral.

Downloads

Como Citar

Boschilia, R. T. (2014). VIRIL, PRODUTIVO E HONRADO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MASCULINA EM COLÉGIOS CATÓLICOS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 45. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15014