INTELECTUAIS ANTIFASCISTAS NO CONE SUL: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS NO CRUZAMENTO ENTRE A CULTURA E A POLÍTICA (1933-1939)

Autores

  • Angela Meirelles de Oliveira

Palavras-chave:

Cone Sul, antifascismo, intelectuais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre as associações de intelectuais que lutaram contra o fascismo no Brasil, Argentina e Uruguai entre 1933 e 1939. Procuramos mostrar que os movimentos antifascistas do Cone Sul, embora compartilhassem de objetivos comuns, eram heterogêneos e tinham características próprias. Estas derivavam da multiplicidade de vozes presentes nas associações de intelectuais, o que contrapõe a ideia de que o antifascismo seria fruto da ação exclusiva dos partidos comunistas ou da coordenação da Internacional Comunista (IC). Além disso, as associações de intelectuais, que faziam parte de um movimento internacional, tiveram uma importante atuação no âmbito cultural e artístico, aproximando o debate cultural da luta política contra o autoritarismo e o fascismo.

 

Downloads

Publicado

2014-03-24

Como Citar

Meirelles de Oliveira, A. (2014). INTELECTUAIS ANTIFASCISTAS NO CONE SUL: EXPERIÊNCIAS ASSOCIATIVAS NO CRUZAMENTO ENTRE A CULTURA E A POLÍTICA (1933-1939). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/17134