EXTERMINISMO EM E. P. THOMPSON: LUTA DE CLASSE E HUMANISMO

Autores

  • Ricardo Gaspar Muller Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

história social, classe, humanismo

Resumo

O artigo reavalia criticamente segmento da obra política de E. P. Thompson – em particular, as tensões entre as categorias de exterminismo e luta de classe, como expressão das contradições entre os conceitos, e o sentido de realismo de sua obra. Por essa perspectiva, avaliamos as condições de atualização e/ou ressignificação da categoria exterminismo, e como essa categoria pode ser “aberta” e operar como mediação para identificar e classificar diferentes níveis e formas contemporâneas de exterminismo; as contradições entre as formas de violência e as condições de cidadania e a perda do sentido de humanismo no contexto atual das relações sociais.

Biografia do Autor

Ricardo Gaspar Muller, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/IFCS, UFRJ (2008). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Professor associado do Depto. de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) entre 2012 e 2014, e subcoordenador entre 2010 e 2102. Atual coordenador do Núcleo de Transformações do Mundo do Trabalho (TMT) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculados a esse Depto. e Programa.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Muller, R. G. (2014). EXTERMINISMO EM E. P. THOMPSON: LUTA DE CLASSE E HUMANISMO. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/19606