“DO CÉU AO INFERNO”: A HISTÓRIA DE BAIANO NO BOCA JUNIORS E OS RACISMOS NO FUTEBOL

Autores

  • Sérgio Settani Giglio Universidade Nove da Julho
  • Marcel Diego Tonini Universidade de São Paulo
  • Katia Rubio Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Futebol, Racismo, Rivalidade.

Resumo

Neste artigo, o tema do racismo no futebol é retomado à luz das experiências do futebolista Dermival Lima, conhecido como Baiano. Quando estava no Boca Juniors aconteceu o episódio de racismo no futebol sul-americano, envolvendo o jogador brasileiro Grafite e o argentino Desábato, o qual trouxe consequências para a vida profissional de Baiano na Argentina. Utilizamos como fontes tanto jornais da época quanto uma entrevista realizada com esse jogador brasileiro, bem como literatura acadêmica. Entende-se que a história de Baiano permite ver e analisar como o racismo se faz presente no futebol e como se manifesta nas relações entre os jogadores.

 

Biografia do Autor

Sérgio Settani Giglio, Universidade Nove da Julho

É doutor em Ciências pela EEFE da Universidade de São Paulo (2013), mestre em Educação Física pela FEF da Universidade Estadual de Campinas (2007), licenciado (2003) e bacharel em Educação Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é integrante do GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol) e do Grupo de Estudos Olímpicos e do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano, todos da Universidade de São Paulo. Também integra o LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) que possui pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp.

Marcel Diego Tonini, Universidade de São Paulo

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, pesquisador do Núcleo de Estudos em História Oral, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol.

Katia Rubio, Universidade de São Paulo

Professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

Giglio, S. S., Tonini, M. D., & Rubio, K. (2014). “DO CÉU AO INFERNO”: A HISTÓRIA DE BAIANO NO BOCA JUNIORS E OS RACISMOS NO FUTEBOL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 49. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/19748