O meu lembrar pelos meus direitos: memória e direito à cidade em uma favela do Rio de Janeiro

Autores

  • Mauro Amoroso Professor adjunto da UERJ/FEBF e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC)

Palavras-chave:

Memória, Favelas, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo objetiva analisar o Projeto Condutores de Memória, realizado entre os anos de 1999 e 2006 no Morro do Borel, e algumas favelas do entorno, no Rio de Janeiro. Através do resgate da memória a iniciativa visava construir representações positivas sobre o morador desses espaços, como contraponto às imagens correntes ligadas ao tráfico de drogas e violência urbana. Estas tornaram-se, ao longo dos anos, empecilhos ao direito à cidade e acesso às benesses do espaço urbano, tornando profícuo o entendimento de como a mobilização de moradores de favelas tentou reverter tal quadro, dentre outras iniciativas, através de projetos similares.

Biografia do Autor

Mauro Amoroso, Professor adjunto da UERJ/FEBF e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC)

Mestre em História pela UFF, Doutor em História pelo CPDOC/FGV e professor adjunto do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação (DCFE) da UERJ/FEBF e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC)

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

Amoroso, M. (2016). O meu lembrar pelos meus direitos: memória e direito à cidade em uma favela do Rio de Janeiro. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/20564