Dos lugares de memória ao patrimônio: emergência e transformação da ‘problemática dos lugares’

Autores

  • Francisco das Chagas Fernandas Santiago Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Memória e patrimônio, Lugares de memória, Pierre Nora

Resumo

A historiografia francesa legou a noção de lugares de memória, elaborada Pierre Nora como uma “problemática dos lugares”. A metáfora surgiu como uma heurística da memória nacional francesa, contudo, acabou por monumentalizar a si própria. No início do sec. XXI, entre história e memória emerge o patrimônio, noção que introduziu uma economia diferenciada do passado como história pública no mundo globalizado. Aborda-se aqui a emergência e transformação da problemática dos lugares e sua relação com o patrimônio. A hipótese desta investigação teórica é que no atual quadro da historiografia, a problemática dos lugares sofreu um importante deslocamento por estar relacionada com a epistemologia do patrimônio.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Fernandas Santiago Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formado em Licenciatura plena em História pela UFPI. Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Doutor em História Contemporânea pela UFF. Professor do Departamento de História da UFRN. Professor e coordenador do curso de Pós-graduação em História da UFRN. Interessado nas temáticas de cultura visula, história e imagem; teoria da história; metodologia de pesquisa em história; cultura e memória afro-brasileira; cinema brasileiro no período civil-militar.

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Santiago Júnior, F. das C. F. (2015). Dos lugares de memória ao patrimônio: emergência e transformação da ‘problemática dos lugares’. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 52. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/21370