“Quando sahir de caza, arme-te com o signal da Cruz”: instruções para a rotina de um menino cristão em um manual pedagógico português do século XVIII

Autores

  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-1088-9283
  • Fernando Cezar Ripe Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). http://orcid.org/0000-0003-0007-0597

DOI:

https://doi.org/10.23925//2176-2767.2017v59p228-260

Palavras-chave:

Cristã, Infância, Literatura de Comportamento Social, Século XVIII

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar certos enunciados religiosos para o cotidiano da infância masculina presentes no manual pedagógico Escola Nova, Christã, e Politica, Na qual se ensinão os primeiros rudimentos, que deve saber o Menino Christão, e se lhes dão regras para com facilidade, e em pouco tempo aprender a ler, escrever e contar. Publicada em Portugal inicialmente no ano de 1756 a obra de autoria de Francisco Luiz Ameno (1713-1793) foi registrada pelo pseudônimo de D. Leonor Thomasia de Sousa e Silva. Ao enquadrar o manual na categoria de Literatura de Comportamento Social, interessa-me, em particular, verificar as instruções que o autor prescreveu para a rotina de um menino cristão no contexto setecentista português. Nesse sentido, o conjunto das práticas recomendadas foram percebidas, aqui como mecanismos para a produção de máximas morais e de comportamentos socialmente desejáveis, que constituíram modos específicos de ser menino infantil em Portugal no século XVIII.

Biografia do Autor

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2015). Em Pelotas, foi professora da rede privada,municipal e estadual de ensino (1986 a 2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFPEL na linha Filosofia e História da Educação. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. É bolsista Produtividade CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, modernidade educacional, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas .

Fernando Cezar Ripe, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel).

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011).  Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Educação (2010-2011). Atualmente é professor de Matemática na Rede Municipal de Educação em Porto Alegre (2011-atual).Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Amaral, G. L. do, & Ripe, F. C. (2017). “Quando sahir de caza, arme-te com o signal da Cruz”: instruções para a rotina de um menino cristão em um manual pedagógico português do século XVIII. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 59. https://doi.org/10.23925//2176-2767.2017v59p228-260