Os menores de idade no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre (Século XIX).

Autores

  • José Carlos da Silva Cardozo UNISINOS/UFRGS

Palavras-chave:

Menor de idade, Tutela, Juízo dos Órfãos, Porto Alegre, Século XIX.

Resumo

Este artigo buscou analisar o papel desempenhado pelos menores de idade nas ações de tutela que foram abertas no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre, entre os anos de 1860 e 1899. Percebendo a atuação desses agentes históricos, conseguimos avaliar a importância de suas vontades e desejos nos processos judiciais, bem como a falta de atenção a eles por parte dos adultos. A pesquisa teve a História Social como fundamentação teórico-metodológica e verificou que, mesmo não tendo muitas oportunidades, os menores de idade fizeram com que suas vontades fossem sentidas por meio da indisciplina ou da fuga.

Biografia do Autor

José Carlos da Silva Cardozo, UNISINOS/UFRGS

Historiador (UNISINOS), Sociólogo (UFRGS) e Professor.

Pós-Doutorando em História Latino-Americana, Professor Colaborador do PPGH-UNISINOS e Editor da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Bolsista FAPERGS/CAPES/MEC.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

Cardozo, J. C. da S. (2016). Os menores de idade no Juízo dos Órfãos de Porto Alegre (Século XIX). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25296