O debate sobre a infância na Quinzena Social de Paris de 1928 e o processo de criação do Instituto Interamericano del Niño

Autores

  • Helvio Alexandre Mariano UNICENTRO-PARANÁ
  • Carmem Lúcia Sussel Mariano Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

História, Infância, Educação, Quinzena Social de Paris, Direitos da Criança

Resumo

Este artigo buscou analisar os documentos produzidos pelo Instituto Interamericano Del Niño e pela Quinzena Social de Paris, realizada no ano de 1928, destacando a abordagem da transferência cultural pensada para o campo da infância, em especial sobre os debates envolvendo os congressos e exposições internacionais, as escolas ao ar livre e instituições de higiene escolar e a circulação de saberes sobre a temática da infância nos anos iniciais do século XX. Desta forma, buscamos também refletir sobre a disseminação dos trabalhos publicados sobre a infância no Boletin do Instituto, publicada de forma ininterrupta desde de 1927, cujo alcance foi para além do continente americano, atingindo diversos países da Europa, como França, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Biografia do Autor

Helvio Alexandre Mariano, UNICENTRO-PARANÁ

Mestre em História Social pela PUC-SP e Doutor em História pela UNESP-Assis/SP. Professor do Departamento de História da UNICENTRO/G

 

Carmem Lúcia Sussel Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Programa do Pós-Graduação em Educação e do curso de Psicologia da UFMT/Rondonópolis

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Mariano, H. A., & Mariano, C. L. S. (2016). O debate sobre a infância na Quinzena Social de Paris de 1928 e o processo de criação do Instituto Interamericano del Niño. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 55. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25335