Uma análise da violência entre humanos e não humanos em Mallet-PR (1930-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v61p283-316

Palavras-chave:

História da violência, Mallet-PR, Processos criminais.

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo contribuir para uma história da violência entre os humanos e não humanos em Mallet-PR.  Inicialmente buscamos apresentar algumas distinções entre homens e animais construídas pelo pensamento judaico-cristão e pela Filosofia Moderna reconhecendo que a violência é um fenômeno historicamente constituído e que, de alguma forma organiza as relações humanas. Em seguida, abordamos a prática da violência em Mallet entre as décadas de 1930 a 1950 a partir do uso de processos criminais. Essas fontes são importantes por tornarem perceptíveis as práticas cotidianas e as diversas relações que elas engendram.

Biografia do Autor

Hélio Sochodolak, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Paraná)

Leciona na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) desde 2003. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente pesquisa em duas linhas de investigação. A linha Regiões, práticas socioculturais e relações de poder; está vinculada ao PPGH da UNICENTRO. Possui a proposta de compreender diversas formas de conceber historicamente as tensões entre as práticas socioculturais e as relações de poder na constituição de noções de região. A linha História do cotidiano e da violência no Paraná; se relaciona com as pesquisas em processos criminais no contexto do Sul do Paraná a partir de fins do século XIX. A história da violência entre os imigrantes e seus descendentes possibilita a problematização do discurso paranista na configuração de uma região: o Paraná diferente.

Gabriel José Pochapski, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Paraná (2016). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Participa dos grupos de pesquisa Estudos em História Cultural (UNICENTRO) e Cartografias Contemporâneas: História, espaços, produção de subjetividades e práticas institucionais (UFRN). Desenvolve interesse pela área de Teoria e Filosofia da História, atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, processos de subjetivação, espaços e violências.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Sochodolak, H., & Pochapski, G. J. (2018). Uma análise da violência entre humanos e não humanos em Mallet-PR (1930-1950). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 61. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v61p283-316