Representações da África na imprensa brasileira: VEJA, ISTO É e ÉPOCA.

Autores

  • Juvenal de Carvalho Conceição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Palavras-chave:

Stuart Hall, Representação, Imprensa, África

Resumo

Ao examinar como a revista Veja retratou a Independência de Angola enfrentei alguns problemas de abordagem. O que estava sendo analisado mesmo? O discurso? As imagens? As visões? As ideias? Ou ainda as representações construídas por este veículo? O presente texto tem o objetivo de iniciar uma reflexão sistemática sobre o assunto de modo que me permita explicitar a categoria de análise que usarei na pesquisa em andamento.

Neste trabalho faço um exame inicial de como tais noções foram utilizadas nas obras de diversos autores (as) que se dedicaram a pensar como a África tem sido retratada.  São trabalhos com objetivos, estratégias metodológicas e fontes bem diferentes.  Esse breve exame nos leva a pensar como é antiga e variada a preocupação de historiadores com relação ao “modo como à África é retratada” na imprensa, na literatura, nos livros didáticos.

As reflexões desenvolvidas a partir da leitura de Stuart Hall me conduzem para adotar a categoria Representações. Assim, estudo o pensamento, a contribuição de Hall que define essa categoria como parte fundamental do processo de produção dos sentidos e das trocas dentro de uma determinada cultura, destacando a dimensão histórica, dinâmica, conflituosa, a disputa, o jogo, a encruzilhada onde as Representação são produzidas.

As reflexões sobre representações proporcionadas pela leitura de Stuart Hall se conectam com outra dimensão central deste trabalho que é a categoria de Hegemonia. A construção das representações sobre o continente africano tem uma dimensão política estratégica no jogo das relações de poder no Brasil. Basta lembrar que, nos dias atuais, os descendentes de africanos são mais de 51% da população. Como pensar que tal contingente populacional seja subjugado e explorado?  Certamente que o elemento da força, da repressão pura e simples, do massacre e do extermínio, da violência física diária é um componente estruturante dessa dominação. Mas isso seria suficiente para manter as relações de poder por longo período?

Biografia do Autor

Juvenal de Carvalho Conceição, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

DOUTORANDO EM HISTÓRIA PELA PUC - SP

MESTRE EM HISTÓRIA PELA UFBA

PROFESSOR DE HISTÓRIA DA ÁFRICA DA UFRB

CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS -CAHL

CACHOEIRA- BAHIA

juvenal@ufrb.edu.br

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Conceição, J. de C. (2016). Representações da África na imprensa brasileira: VEJA, ISTO É e ÉPOCA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/27033