História em mundos cruzados: Afroindigenismo pelos Circuitos Marajoaras

Autores

  • Agenor Sarrati Pacheco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • Analaura Corradi UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Palavras-chave:

Stuart Hall, Etnobiografia, Interculturalidade, Afroindígena, Amazônia Marajoara.

Resumo

O ensaio parte da teoria dos Estudos Culturais, destacando a contribuição de Stuart Hall na análise política dos encontros entre povos nativos e da diáspora, filtrados com resistência pela presença do colonizador. Em seguida, mergulha nas escritas historiográficas e antropológicas sobre as zonas de intersecção traçadas por índios e negros no Brasil, com destaque para a Amazônia Marajoara. Finalmente, cartografa, por meio da etnobiografia e da interculturalidade, circuitos afroindígenas na produção regional do romancista e poeta Dalcídio Jurandir e da artista plástica Maria Necy Balieiro. Por dentro de poéticas, prosas e pinturas desvelamos traços significativos da trajetória de vida de Jurandir e Balieiro, focalizando sentidos da escrita e pintura de si, do outro e do nós como linguagens capazes de expressar sinais tangíveis e sensíveis apreendidos no fazer etnobiográfico. O objetivo principal é compreender, tanto na narrativa escrita, quanto na estética e narrativa visual, complexas vivências interculturais que envolveram experiências de trabalho, crenças, celebrações e afetos entre índios e negros no arquipélago de Marajó, conformando mundos cruzados sem fronteiras.

Biografia do Autor

Agenor Sarrati Pacheco, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e História Social da Amazônia (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Analaura Corradi, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Pacheco, A. S., & Corradi, A. (2016). História em mundos cruzados: Afroindigenismo pelos Circuitos Marajoaras. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/27074

Edição

Seção

Artigos Dossiê