O Livro como exegese de fé: notas sobre a trajetória intelectual de Fernando do Ó no espiritismo brasileiro.

Autores

  • Renan Santos Mattos UFSM/UFSC

Palavras-chave:

Espiritismo, Identidade, alteridade

Resumo

A presente nota de pesquisa vincula-se ao projeto de doutorado em que se tenciona investigar a trajetória de Fernando do Ó, importante liderança espírita da cidade de Santa Maria, no recorte de 1930 a 1960. Nesse sentido, pretende-se nesse artigo tanto apresentar a nossa proposta de estudo como referenciar que os vestígios produzidos de Fernando do Ó estiveram inseridos no esforço da intelectualidade em estabelecer uma identidade espírita, tendo por referência a obra A Dor do meu destino, de autoria do biografado.

Biografia do Autor

Renan Santos Mattos, UFSM/UFSC

Doutorando em História Cultural na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de Pesquisa Relações de Poder e subjetividades. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria atuando nos cursos de história e pedagogia. 

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Mattos, R. S. (2016). O Livro como exegese de fé: notas sobre a trajetória intelectual de Fernando do Ó no espiritismo brasileiro. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/28963