E o patrimônio no livro didático de História?

Autores

  • Almir Félix Batista de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Programa de Pós-Graduação em Turismo http://orcid.org/0000-0002-8570-9179

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v59p285-308

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Livro Didático de História, Programa Nacional do Livro Didático,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a necessidade de existência do conceito e da discussão sobre o patrimônio cultural no livro didático de História. São elencadas algumas razões para que essa presença e discussão sejam efetivadas em termos de material didático, principalmente pelo papel que esse objeto, constituinte do universo escolar e da sala de aula, ainda tem em nossa sociedade. O papel eminentemente educativo, de definidor de identidade e o caráter delineador da relação passado-presente-futuro são algumas dessas razões discutidas no texto, entre outras.

Biografia do Autor

Almir Félix Batista de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Programa de Pós-Graduação em Turismo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, ensino de história, história, livros didáticos e memória. Tem experiência também na área de Turismo e sua relação com a apresentação/preservação/manutenção do patrimônio cultural. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN. Colaborou e tem colaborado na implementação de memoriais no RN, como o Memorial do Ministério Público do Estado e o do Programa Nacional do Livro Didático.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Oliveira, A. F. B. de. (2017). E o patrimônio no livro didático de História?. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 59. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v59p285-308