Patrimônio arqueológico na Síria:discutindo as ações do Estado Islâmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v61p255-282

Palavras-chave:

patrimônio arqueológico, Estado Islâmico, tráfico de objetos

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar e discutir a natureza da destruição do patrimônio arqueológico no Oriente Médio, mais especialmente na Síria, praticada pelo Estado Islâmico. De como essas ações implicam na obliteração de uma determinada memória, em detrimento de outras e de como o patrimônio arqueológico está diretamente vinculado à noção de monumento enquanto memória. Por fim, intenta demonstrar como o comércio de objetos arqueológicos pelo Ocidente alimenta, em muitas medidas, as ações do Estado Islâmico. Discutiremos também o discurso da mídia Ocidental frente as ações do Estado Islâmico.

Palavras-chave: patrimônio arqueológico; Estado Islâmico; memória; tráfico de objetos

Biografia do Autor

Vagner Carvalheiro Porto, Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo

Vagner Carvalheiro Porto é mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu como pesquisador da Universidade de São Paulo com parceria da Universidade de Tel Aviv escavações em Apollonia, Israel. Tem um projeto em andamento sobre o período romano em Tiberíades, Israel. Atualmente é professor Doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia mediterrânica, do Oriente Próximo e Patrimônio Arqueológico. É Co-coordenador do LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (USP) no qual desenvolve pesquisa docente sobre as províncias romanas da Síria-Palestina e da Península Ibérica. 

Juliana Figueira Da Hora, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Juliana Figueira da Hora é doutoranda e mestre em Arqueologia Clássica pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Realizou em 2015 estágio de pesquisa na École Française DAthènes (EFA), na Grécia, com bolsa BEPE/Fapesp de doutorado. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica e Patrimônio Arqueológico. É membro ativo no Labeca (Laboratório de Estudos sobre Cidade Antiga) desde 2006 e membro ativo do LECA (Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga) desde 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Porto, V. C., & Da Hora, J. F. (2018). Patrimônio arqueológico na Síria:discutindo as ações do Estado Islâmico. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 61. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v61p255-282