O pensamento político em saúde latinoamericano: Floreal Antonio Ferrara e seus primeiros passos para repensar os caminhos da Saúde Coletiva

Autores

  • Leonardo Carnut Cientista Social. Pós-Doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, São Paulo, Brasil), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS).
  • Aurea Maria Zöllner Ianni Professora Associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). http://orcid.org/0000-0003-1366-8651

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p115-153

Palavras-chave:

Política, Ciências Sociais, Saúde Coletiva, História, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Reconstruímos a biografia de Floreal Antonio Ferrara a partir do primeiro tomo de sua obra intitulada ‘Teoria Política e Saúde’. Trabalhamos com uma abordagem qualitativa mista com uso do levantamento histórico-biográfico e análise de conteúdo clássica cujas ‘unidades de texto’ foram excertos do autor que exemplificavam aquilo que Júnior e Pogrebinschi delimitam como ‘teoria política’. Desta leitura, foi confeccionado de um ensaio crítico, especialmente ressaltando sua visão ampliada sobre política em comparação com aquela defendida por Mario Testa. Finalmente, sugerimos que a Saúde Coletiva inspire-se nessa experiência como forma de reorientar o debate sobre a categoria política nos dias atuais.

Biografia do Autor

Leonardo Carnut, Cientista Social. Pós-Doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, São Paulo, Brasil), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS).

Cientista Social. Pós-Doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Aurea Maria Zöllner Ianni, Professora Associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Cientista Social. Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Publicado

2019-04-24

Como Citar

Carnut, L., & Ianni, A. M. Z. (2019). O pensamento político em saúde latinoamericano: Floreal Antonio Ferrara e seus primeiros passos para repensar os caminhos da Saúde Coletiva. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 64. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p115-153