Culpas e traumas no pós-Segunda Guerra em O leitor

Autores

  • César Martins de Souza Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/Universidade Federal do Pará. http://orcid.org/0000-0003-4530-4844
  • Leonardo Martins Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luis Junior Costa Saraiva Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p100-129

Palavras-chave:

Literatura, Holocausto, Memórias.

Resumo

Após a Segunda Guerra Mundial, diversos traumas e interditos assombraram o mundo contemporâneo que passou a se ver diante de situações difíceis de explicar ou de mal entendidos sobre as ações e culpas de diferentes sujeitos, nos massacres perpetrados pelos nazistas contra judeus. A obra O leitor, do jurista e literato alemão Bernhard Schlink, possibilita mergulhar no julgamento de Hanna, acusada de liderar um massacre contra mulheres judias e adentrar nas dolorosas memórias da Segunda Guerra, para analisar as culpas de diferentes sujeitos que vivenciaram aquele período e indagar sobre as possibilidades de terem feito algo contra os expurgos e massacres fascistas que se alastraram pela Europa.

Biografia do Autor

César Martins de Souza, Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/Universidade Federal do Pará.

Bacharel e Licenciado em História/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor e Pós-Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Altamira, ambos da UFPA.

Leonardo Martins, Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1994), mestre (LL.M.) em Jurisdição Constitucional pela Humboldt-Universität zu Berlin (1997), Alemanha e doutor (doctor iuris) em Direito Constitucional pela Humboldt-Universität zu Berlin (2001), Alemanha. Pós-doutoramentos pelo Hans-Bredow-Institut (Pesquisa em Regulação da Comunicação Social) junto à Univ. de Hamburg, Alemanha (2004) e pelo Erich Pommer Institut (Direito e Economia da Com. Social) como Fellow da Fundação Alexander v. Humboldt (2010) e mais duas vezes pela Humboldt-Universität zu Berlin (2011 e 2013-14). 

Luis Junior Costa Saraiva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/Universidade Federal do Pará.

Graduado em História/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA, Doutor em Antropologia/ICS/Universidade de Lisboa

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Souza, C. M. de, Martins, L., & Saraiva, L. J. C. (2019). Culpas e traumas no pós-Segunda Guerra em O leitor. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 65. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p100-129