AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016)

Autores

Palavras-chave:

Ocupações de escolas, autonomia, experiências sociais, narrativas orais.

Resumo

Abordo, neste artigo, aspectos das recentes “Ocupações de Escolas” ocorridas no ano de 2016, na cidade de Uberlândia, MG. Trato do processo de ocupação, por meio de entrevistas orais realizadas durante tais eventos. Além disso, apresento aspectos de desmobilização, de cima para baixo, por meio de desqualificação dos sujeitos envolvidos. Teoricamente, dialogo com o termo experiência, de E. P. Thompson, e com perspectivas de autonomia e de autoridade por meio de análises feitas por Cornelius Castoriadis e Cohn-Bendit. De modo geral, espero demostrar que as ocupações deixaram legados para os que se preocupam com as transformações das escolas e com mudanças sociais mais profundas. Mesmo que no momento isso seja ainda apresentável apenas como “estrutura de sentimento”.

Biografia do Autor

SÉRGIO PAULO MORAIS, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de História

Doutor em História Social, professor dos cursos de graduação e de pósgraduação em História (INHIS/UFU) e da pós-graduação em Educação (FACED/UFU). Coordenador do Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais (GPEPS/UFU/Cnpq). Este artigo tem o apoio da agência FAPEMIG, CHE - APQ-02063-17, relativo ao projeto: “História Social e História Oral: pesquisas sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro (2000-2016)”

Downloads

Publicado

2019-01-14

Como Citar

MORAIS, S. P. (2019). AUTONOMIA E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS: OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG (2016). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/40646