A historiografia dos séculos XX e XXI sobre os jesuítas no período colonial.

Autores

  • Fernando Torres Londono Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p10-40

Palavras-chave:

Companhia de Jesus, Historiografia, Brasil, jesuítas, missões, índios

Resumo

Entre os traços que definem a produção historiográfica sobre a Companhia de Jesus no Brasil colônia, esta o de adotar o entendimento da ordem, como uma instituição definida por um modo de proceder de ambição universalista, praticado no marco da expansão da economia mundo. Outro traço é o de inserir os jesuítas dentro do império colonial português assumindo funções de “burocracia”, participando ativamente na definição da política missionária, e legitimando esta através de argumentos teológicos e jurídicos. Em relação as missões estas tem sido vistas como espaços de traduções culturais de dupla mão. 

Biografia do Autor

Fernando Torres Londono, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fernando Torres-Londoño é colombiano, tem formação em Filosofia pela Universidade Javeriana e doutorado em História pela USP. É professor titular do Departamento de História da PUC.SP, e do programa de Pós-graduação em História da PUC do qual foi coordenador; atua também no programa de Ciências da Religião da mesma universidade. Desenvolve suas atividades acadêmicas na área de História de América e História das Religiões e realiza investigação sobre as relações entre índios e missionários na Amazônia colonial, que tem contado com bolsa em produtividade em pesquisa do CNPq, Pq2 desde 2006. No biênio 2018-2020 desempenha a vice-presidência da ANPUH/São Paulo.  

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

Londono, F. T. (2019). A historiografia dos séculos XX e XXI sobre os jesuítas no período colonial. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 64. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p10-40