Temporalidades de norte a sul: história de municípios narrada nos seus sites oficiais

Autores

  • Jorge Pagliarini Junior Unespar http://orcid.org/0000-0002-9579-635X
  • Thiago Reisdorfer Doutor em História pelo Programa de Pós -Graduação em História da Universidade estadual de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p278-308

Palavras-chave:

Site da Web, Regimes de Historicidades, História Pública Digital.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar narrativas históricas apresentadas pelos sites oficiais das prefeituras municipais de Altamira – PA e Foz do Iguaçu – PR observadas ao longo dos anos 2012-2017. Problematizamos estas narrativas a partir das discussões propostas por Hartog e sua categoria “Regimes de Historicidades”. Assim, pensamos a formulação e a permanência de perspectivas temporais futuristas no tempo presente que, segundo Hartog, seria predominantemente presentista. Para tanto, amparamo-nos na leitura e análise dos sites das respectivas prefeituras, em especial, dos setores destinados a narrar a história dos municípios lidas a partir de referências da chamada História Pública Digital, em especial Noiret. No âmbito teórico, além das discussões de Hartog, apropriamo-nos também das formulações de Reinhart Koselleck para apreender as temporalidades construídas pelo poder público local. A partir dessas discussões, foi possível perceber a permanência de interpretações históricas hegemônicas no Regime de Historicidade futurista em nosso tempo presente. 

Biografia do Autor

Jorge Pagliarini Junior, Unespar

Professor adjunto do Colegaido de História da Unespar, Campo Mourão;

porfessor do Progrma de MEstrado Porfissional em Ensino de História-PROFHISTORIA; 

professro do Mestrado Acadêmico em História Pública da Unespar;

Thiago Reisdorfer, Doutor em História pelo Programa de Pós -Graduação em História da Universidade estadual de Santa Catarina.

Professro Adjunto do curs de História da universdade Estadual do Piauí- Campus de Oeiras

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Junior, J. P., & Reisdorfer, T. (2019). Temporalidades de norte a sul: história de municípios narrada nos seus sites oficiais. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 65. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p278-308