O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú NO AMAPÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p177-217

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Escola José Bonifácio, Prática Pedagógica. Educação Quilombola. Amapá

Resumo

Analisando como o Ensino Religioso é vivenciado na Escola José Bonifácio, localizada na Comunidade do Cria-ú, no estado do Amapá, este artigo procura problematizar a prática pedagógica da disciplina supracitada no contexto de uma comunidade quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que tem por método o estudo de caso etnográfico. Os colaboradores foram os docentes do 1º ao 5º e 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a prática com o Ensino Religioso é de caráter confessional onde se prioriza a cosmovisão cristã, não contemplando as especificidades culturais e religiosas da comunidade local.

Biografia do Autor

Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Filósofo, Teólogo. Professor de Ensino Religioso da Rede Estadual de Ensino do Amapá. Email: moisesprazeres@bol.com.br ORCID  http://orcid.org/0000-0002-4953-4391.

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no Mestrado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Quilombola certificado pelo CNPq. Coordenadora–Geral do Núcleo de Estudos Afro – brasileiros – NEAB/UNIFAP e Membro Fundadora da Cia. de Dança Afro Baraka.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da UNIFAP.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Bezerra, M. de J. P. dos S., Videira, P. L., & Custódio, E. S. (2020). O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú NO AMAPÁ. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 67. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p177-217