A FALSIFICAÇÃO DO JORNAL CATÓLICO O SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DA REAÇÃO MIDIÁTICA À EDIÇÃO MEA CULPA (1982)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p11-41

Palavras-chave:

Ditadura Militar (1964-1985), Jornal Católico O São Paulo, Pensamento Conservador, Reação Midiática

Resumo

Este artigo analisa o processo de falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo (1982). Enfoca-se na posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, que gerou 154 documentos de revistas e jornais. Utilizou-se a análise documental, com contribuições da análise de discurso, sob um prisma histórico-processual das matrizes de Karl Mannheim e Norbert Elias. Apreendeu-se a intenção, do grupo responsável pela falsificação, de manipular os leitores do jornal para a vigilância e rejeição aos “comunistas”, a reação midiática evidenciou a tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ao cenário social e político da ditadura brasileira.

Biografia do Autor

Fábio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (LERR-UEL) - Paraná

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da UEL.

José Wilson Assis Neves Júnior, Universidade Estadual de Londrina (LERR-UEL) - Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Marília. Bolsista Capes. Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela UEL. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR-UEL).

Raíssa Regina Brugiato Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (LERR-UEL) - Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina. Mestre, licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela UEL. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR-UEL).

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Lanza, F., Neves Júnior, J. W. A., & Rodrigues, R. R. B. (2020). A FALSIFICAÇÃO DO JORNAL CATÓLICO O SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DA REAÇÃO MIDIÁTICA À EDIÇÃO MEA CULPA (1982). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 67. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v67p11-41