OFICINA DE HISTÓRIA: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico

Autores

  • Olga Brites
  • Mirna Busse Pereira

Palavras-chave:

ensino, memória, patrimônio histórico, cultura material

Resumo

Este artigo registra o caminho de reflexões sobre as temáticas de Ensino, História e Patrimônio Histórico, desenvolvidas na forma de minicurso na ANPUH (2009), e como oficina, no curso de lato-sensu em História, da PUC/SP (2010). Através da leitura e análise de textos e documentos diversos reflete sobre a necessidade de pensarmos no plural, Histórias, Memórias e Patrimônios, dispensando atenção especial à disputa por diferentes visões, enfatizando que a versão oficial tenta eliminar a emergência de outras Histórias. Problematiza questões da prática da docência, da pesquisa e do ensino de história que embasam diferentes concepções de ensino, memória e patrimônio, das quais resultam projetos diversos de sociedade, buscando compreender o processo ativo de produção da memória e do esquecimento históricos.

Biografia do Autor

Olga Brites

Olga Brites, doutora em História, é professora da PUC/SP. Ministra aulas de Pesquisa Histórica, História do Brasil e História, Memória e Patrimônio Histórico.

Mirna Busse Pereira

Mirna Busse Pereira, doutora em História Social pela PUC/SP, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História do Centro Universitário Fundação Santo André/SP.

Downloads

Como Citar

Brites, O., & Pereira, M. B. (2011). OFICINA DE HISTÓRIA: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6135